Papa oferece ajuda para processo de paz
Redação DM
Publicado em 16 de junho de 2015 às 02:01 | Atualizado há 11 anos
Da AFP
O papa Francisco ofereceu sua ajuda pessoal e a da Igreja Católica ao presidente colombiano Juan Manuel Santos para o processo de paz com a guerrilha das Farc na Colômbia durante a audiência privada celebrada ontem no Vaticano, disse o presidente sul-americano.
“O que eu puder fazer pessoalmente ou a igreja, conte conosco. O apoiamos e se precisar que tenhamos um papel estamos dispostos a fazê-lo, a ajudá-lo”, declarou o Papa Francisco segundo relatou Santos à imprensa ao término da audiência com o pontífice.
Francisco recebeu a portas fechadas por 20 minutos o presidente colombiano em sua biblioteca privada, no segundo andar do Palácio Apostólico. “Você é a pessoa pela qual mais rezei, muito, muito e muito, pelo processo de paz e peço, peço por isso”, declarou o papa no início do encontro.
“Vim para isso, para pedir ajuda e iluminação”, respondeu Santos. O governo de Santos e as guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) realizam, em Havana (Cuba), desde novembro de 2012, negociações de paz e alcançaram acordos parciais, mas têm pendentes, entre outros, o tema das vítimas após meio século de conflito.
“As vítimas estão no centro para a resolução do conflito”, explicou Santos ao pontífice latino-americano, que reiterou sua disponibilidade e a da igreja.