Home / Agricultura

AGRICULTURA

Em 2022 o milho tem alta expectativa de produção e exportação

Toda a produção e exportação de milho, é destaque como um dos principais produtos do agronegócio brasileiro, onde deve superar os preços esperados para o ano de 2022. O preço do grão ainda continua acima da média histórica.

Neste ano, a quantidade limitada nos estoques, deixa firme a alta de preços que devem limitar as possibilidades de quedas expressivas nas cotações. Até o momento, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a primeira safra de milho 2021/2022 deve atingir uma alta de 29 milhões de toneladas, que é 18% maior do que a temporada anterior.

Já na segunda metade de 2022, a realidade é diferente, haverá uma possível pressão nos valores à ser registrado, caso as projeções de oferta de segunda safra elevada sejam consolidadas. No momento atual, a produção e exportações são recordes no Brasil e no Mundo.

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara dos Deputados em agosto de 2021 estabelece um imposto de 15% sobre a exportação de milho até o final deste ano. Segundo a relatora, a deputada Soraya Manato (PSL-ES), devido à alta nos preços, os produtores têm procurado por outras opções, como o mercado externo, prejudicando o abastecimento nacional.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias