Home / Agronegócio

AGRONEGÓCIO

Estação de monta desenvolve manejo homogêneo e com eficiência reprodutiva para o gado de corte através IATF

Uma grande porcentagem da pecuária de corte no Brasil segue o esquema de produção demarcado pelas fases de cria, recria e engorda. A primeira etapa é considerada a que merece uma maior atenção por parte dos pecuaristas, pois apresenta o início de um novo ciclo.

Para auxiliar no planejamento, diversas fazendas seguem um padrão chamado de estação de monta – técnica que auxiliar no processo de fertilidade das matrizes, que garante que todos os bezerros nasçam no mesmo período.

A estação de monta, via de regra, tem duração de aproximadamente quatro meses, iniciando em novembro e finalizando em fevereiro. Porém, a estação está ligada ao clima, e o calendário pode mudar conforme as regiões do Brasil.

“O centro-oeste e norte do Brasil possuem períodos muito delimitados. A seca é bem maior quando comparada à região sul, então quando a chuva começa a cair no fim de outubro nessas regiões o clima fica favorável para a alimentação e o animal começa a ganhar peso, aspecto que reflete na reprodução, ” reforça Eduardo Alexandre Fey, gerente comercial da Semex Brasil.

O principal intuito da estação de monta é alcançar a eficiência reprodutiva através da IATF, para chegar aos resultados esperados, é preciso ter um bom planejamento e suporte de profissionais especializados. “Eles cuidam para que as vacas não tenham nenhum problema durante o parto, garantindo que os bezerros, ao nascer, bebem o colostro. Essa primeira mamada é importante para o animal, acontece desde as primeiras horas de vida até o máximo 48 horas após o parto, “ conclui Eduardo.

A estação de monta melhora a produtividade do rebanho, pois os animais recebem suprimentos juntos, viabilizando o manejo, caso contrário, a fazenda atuaria no sistema heterogêneo, com resultados em bezerros diferentes uns dos outros, situação desfavorável para o comerciante.

Última oportunidade nesse ano para garantir potencial genético na estação de monta

Devido ao sucesso do último Top Vendas Semex, o pecuarista terá oportunidade de garantir alto potencial genético de corte na sua propriedade. A ação, que acontecerá no dia 1 de dezembro, trará touros bem avaliados e inúmeros índices, incluindo a desmama. No evento será comercializado mais de 50 sêmens de touros de raças zebuínas e taurinas, com preços exclusivos para que os clientes possam ganhar maior produtividade no rebanho.

A ação será transmitida ao vivo pelo Canal do Boi e pelo YouTube da Semex Brasil, com início às 20h (horário de Brasília) e contará com a presença de André de Souza e Silva, Gerente de Corte Zebu, e Lucas Azzolini de Melo, supervisor comercial da Central Tairana.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias