Home / Agricultura

AGRICULTURA

Vereador chama greve dos professores de 'show de burrice' em Campos Belos

Toni Bilú, do PSD, chama a paralisação de "show de burrice" e questiona o papel dos professores

Imagem ilustrativa da imagem Vereador chama greve dos professores de 'show de burrice' em Campos Belos

Na última segunda-feira (12), o vereador Antônio Ferreira Ramos, também conhecido como Toni Bilú (PSD), fez críticas contundentes à greve dos professores municipais de Campos Belos, Goiás, classificando-a como um “show de burrice”.

A declaração de Bilú foi feita durante a Vigésima Primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal em um debate sobre a proposta de reajuste salarial de 6% apresentada pelo prefeito Pablo Geovanni Moreira Batista (PSD) para os professores. As informações são do G1.

Na sessão, Bilú foi convidado a falar e aproveitou a ocasião para atacar o movimento grevista, afirmando que nenhum professor sob sua responsabilidade estaria envolvido na paralisação e criticando o desempenho dos profissionais. O vereador expressou sua decepção com a situação, mencionando que seus próprios professores nunca abandonariam um aluno carente como ele, que agora ocupa um cargo parlamentar.

"Eu fico triste em ser eleito em uma cidade onde quem diz que ensina, não está ensinando. Que coisa mais absurda. Quem diz que ensina, nesse momento dá um show de burrice. As professoras que me deram aula jamais virariam as costas para esse aluno pobre que hoje chegou ao parlamento. [...] Isso é ensino? Isso é professor? Isso é ruindade, maldade e isso é sacanagem", afirmou o vereador durante seu discurso.

Em um vídeo divulgado, Bilú ainda mostrou apoio às carreatas, mas discordou de uma denúncia feita contra ele por ter organizado um churrasco para a população carente dos municípios. Segundo suas palavras, as pessoas presentes no evento não estavam em situação de necessidade e não vivenciavam dificuldades como as que muitos enfrentam. Ele concluiu afirmando que tanto as professoras quanto os vereadores têm condições de levar suas mães para jantar em um restaurante, mas questionou se o povo também teria essa mesma possibilidade.

Segundo informações do G1, a reportagem entrou em contato com o vereador por e-mail, buscando um posicionamento dele e da Câmara, mas até o momento da última atualização desta matéria não obteve retorno. Também foram feitos questionamentos à Prefeitura de Campos Belos sobre a situação dos professores, porém sem resposta.

Professores municipais realizam greve em busca do cumprimento do piso salarial

Após cinco dias de paralisação, a greve dos professores da Rede Municipal de Educação chega ao fim nesta sexta-feira (16). Segundo informações do G1, os educadores reivindicam o pagamento do piso salarial nacional, conforme estabelecido por lei. Alegam ter realizado uma assembleia e tentado entrar em contato com o prefeito, porém, não obtiveram retorno.

Embora a prefeitura tenha proposto um aumento de 6% para os salários dos professores, eles afirmam que o município ainda possui uma dívida de 31% em relação ao piso salarial estabelecido por lei. Diante dessa situação, os professores se organizaram para comparecer à sessão na Câmara Municipal, onde os vereadores votariam a proposta, com o objetivo de impedir sua aprovação, uma vez que consideram que a mesma não atende ao que está determinado na legislação.

Em 2022, o governo federal, sob Jair Bolsonaro, anunciou o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), que passou a ser de R$ 3.845,63, representando um reajuste de 33,24%.

Esse valor foi definido com base em estudos técnicos e jurídicos realizados pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo a manutenção do critério de reajuste estabelecido pela Lei 11.738 de 2008. Essa lei regulamenta o piso salarial nacional dos profissionais do magistério da educação básica e estabelece a metodologia para sua atualização, sendo plenamente válida e eficaz no ordenamento jurídico nacional.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias