Anápolis

A prefeitura de Anápolis acolhe pessoas em situação de rua durante frente fria

O serviço é uma iniciativa do prefeito Roberto Naves juntamente às secretarias responsáveis

diario da manha

O Centro Pop da Prefeitura de Anápolis realiza anualmente um trabalho de acolhimento e amparo às pessoas em situação de rua. Nesta semana, a Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizou alojamentos femininos e masculinos no Ginásio Internacional Newton de Faria.

Atualmente, em média 35 pessoas estão em situação de rua em Anápolis, e aproximadamente 100 migrantes já foram encaminhados para suas cidades, ou receberam cuidados clínicos e quando necessário, enviados à centros de recuperação química. No entanto, a realidade é que muitos não querem receber ajuda ou mesmo retornar às suas famílias, este é o maior desafio do projeto.

Durante a noite da última terça-feira (29), a temperatura mínima chegou a 7° C, e graças a iniciativa do Centro Pop, dez pessoas aceitaram o cuidado público e se abrigaram no Ginásio, recebendo banho quente, alimentação, colchões, travesseiros, lençóis e cobertores. A ordem da prefeitura de Anápolis é que o projeto aconteça durante o mês de julho e se estenda até que se encerre esta frente fria.

O projeto conta com o apoio também da Polícia Civil e pede ajuda da população local para conscientizar e incentivar os desabrigados a serem inseridos na ação social. Os portões do Ginásio abrem às 18h e fecham às 00h00, sendo que os alojados podem ficar até às 08h do dia seguinte e aproveitar o café da manhã do Centro Pop na Avenida 14 de Julho, no município.

O local funciona durante todo o ano oferecendo alimentação, kit higiene, medicação, roupas, sapatos e atendimento em geral aos que estão em situação de rua. O Centro apoia atualmente 44 internos diariamente, os quais têm a disposição, encaminhamento à tratamentos hospitalares e de recuperação para os que desejam internação. Os que solicitam atendimento médico são direcionados para o Cais Municipal. Qualquer cidadão que desejar pode realizar doações até às 18h00 no mesmo local.

Comentários