Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Aparecida realiza Dia D de Vacinação contra a Covid-19 neste sábado

Juntamente com o Mutirão de Vacinação, realizado ontem e hoje, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) faz neste sábado, 25 de setembro, uma grande mobilização, aliada à que acontece em todo o Estado, do Dia D de Repescagem Para Vacinação Contra a Covid-19. A iniciativa não altera os agendamentos da primeira dose feitos para este Mutirão e direcionados para 11 postos nem a vacinação no Drive da Cidade Administrativa sem necessidade de marcação. Ao mesmo tempo, a aplicação das doses de reforço continua sendo feita hoje em 6 postos por livre demanda.

Sendo assim, hoje, simultaneamente ao Mutirão de Vacinação que oferece, desde ontem, 2 mil vagas para agendamento da aplicação da primeira dose pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br), a cidade participa do Dia D de Repescagem, estratégia decidida em resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (CIB) e válida para as vacinas de todos os laboratórios em estoque nos municípios.

Oportunidade a mais

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, conclama a toda a população que ainda não recebeu a primeira dose ou que está com a segunda dose atrasada, que aproveite mais essa oportunidade para se proteger: “Não perca tempo, esteja em dia com a sua imunização para proteger a si mesmo e a toda a sociedade, contribuindo para deter a circulação do novo coronavírus com as vacinas, que são seguras, muito eficazes e estão aí salvando vidas e evitando internações”.

A coordenadora ressalta ainda que ontem, dia 24, 2,5 mil doses foram aplicadas na cidade e a expectativa é de aplicar o mesmo número neste sábado, 25.

Quem pode se vacinar

A vacinação está disponível para moradores com mais de 15 anos. Adolescentes de 12 a 17 anos com alguma deficiência permanente ou comorbidade também podem ser vacinados, bem como as que estejam grávidas ou no puerpério. Nesses casos é necessário comprovar a situação. Além disso, para receber o imunizante, menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Hoje a população pode ser imunizada com a primeira dose, sem necessidade de agendamento, no drive-thru da Cidade Administrativa. O local funciona das 8h às 17h.

Os dois mil moradores que agendarem a vacinação pelo aplicativo devem ser imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Papillon Park, Madre Germana, Bairro Ilda, Pontal Sul II, Santo André, Jardim Riviera, Boa Esperança, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença, das 8 às 17 horas. A Central de Imunização também disponibiliza o serviço, mediante agendamento, das 8 às 18 horas.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose de todos os imunizantes também continua hoje em seis postos. Os drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades funcionam das 8h às 17h e a Central de Imunização oferece a aplicação do reforço das 8h às 18h.

Além disso, a população também encontra a segunda dose da vacina nas UBS’s dos bairros Cardoso, Jardim Olímpico e Jardim Florença, das 8h às 16h.

Para receber a segunda aplicação do imunizante em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.

Dose de reforço dos 70+ e imunossuprimidos

A aplicação da dose de reforço (Terceira dose) para a população acima de 70 anos também segue nesses seis postos onde já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS’s dos bairros Cardoso, Jardim Olímpico e Jardim Florença e Central de Imunização.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada.

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos seis postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias