Home / Aparecida de Goiânia

APARECIDA DE GOIÂNIA

Economia de Aparecida de Goiânia cresce com impulso à industrialização

O município gera hoje mais de 120 mil postos de trabalho em seus sete polos industriais e empresariais, e também nos comércios

Fundada em 11 de maio de 1922, Aparecida cresceu com investimentos em todas as áreas Fundada em 11 de maio de 1922, Aparecida cresceu com investimentos em todas as áreas

O aumento no número de empresas indústrias e comércios de vários segmentos colocou o PIB de Aparecida de Goiânia entre os 100 maiores do Brasil. A cidade é a terceira maior economia do Estado de Goiás e, em 2021, contava com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$16,9 milhões. Esse número representa um crescimento econômico de 18,51% quando comparado com o ano anterior.

O município gera hoje mais de 120 mil postos de trabalho em seus sete polos industriais e empresariais, e também nos comércios. Em 2020, foi uma das cidades brasileiras que mais gerou empregos com carteira assinada, com saldo positivo de 2.104 novos postos de trabalho.

A diretora e empresária Hosana Loiola atua no segmento de metalúrgica. Com sede em Aparecida de Goiânia, a indústria fornece tubos, chapas, válvulas e a fabricação de sistemas completos de produção para indústrias alimentícias, cervejarias, frigoríficos e outros.


		Economia de Aparecida de Goiânia cresce com impulso à industrialização
Hosana Loiola empresária e diretora de uma indútria metalúrgica. Foto: Arquivo Pessoal


Sobre a escolha da cidade para investir, Hosana conta que conseguiu uma área com a prefeitura, porém relata que os empreededores passam por alguns obstáculos para manter o novo negócio. "Apesar da burocracia para conseguir legalizar a empresa e adquirir a escritura do local, por exemplo, aqui ainda é um ótimo local para investir e essas dificuldades não são exclusivas de Aparecida, é sempre díficil começar", explica a empresária.

O impulso à industrialização em Aparecida teve início na década de 1990. A cidade atrai investidores interessados em estabelecer suas empresas devido ao potencial econômico do município. Aparecida é vista como um centro industrial, empresarial e universitário, desempenhando um papel importante na economia de Goiás.

Hosana observa que a presença de várias indústrias traz maior visibilidade para a cidade, abrangendo diversos setores e contribuindo para uma nova percepção das pessoas em relação a Goiás. Ela afirma: "Antes, quando as pessoas precisavam de equipamentos, tanques, costumavam buscar em São Paulo ou no Sul, mas agora encontram aqui no Estado”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aparecida de Goiânia conta com uma população de 601.844 habitantes, destacando-se como o único município em Goiás com mais de 500 mil pessoas, com exceção da capital, Goiânia, que possui 1,5 milhão de habitantes.

Para o futuro, Hosana espera que o município se desenvolva cada vez mais, possibilitando mais e melhores oportunidades de negócios.

“Em relação às minhas expectativas para a economia da cidade nos próximos anos, Aparecida está se consolidando como um importante polo industrial. Atualmente abriga muitas indústrias, e a esperança é de que esse número continue a crescer cada vez mais”, explica a empresária.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias