Aparecida de Goiânia

Novas empresas e indústrias chegam ao município

Redação

Publicado em 24 de maio de 2023 às 14:43 | Atualizado há 2 anos

Aparecida de Goiânia tem se destacado no cenário nacional devido ao seu crescimento econômico e populacional. O município é hoje o segundo maior do estado, com mais de meio milhão de habitantes e abriga 74.716 empresas, o que torna Aparecida um atrativo tanto para quem quer trabalhar, quanto para quem quer investir.

Segundo o Secretário do Trabalho, Jeferson Ferreira da Silva, o município vem se destacando na geração de emprego ao longo dos anos. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostrou que Aparecida fechou 2022 com saldo positivo neste quesito.

Até mesmo em meio à pandemia de Covid-19, o município apresentou um enorme salto de emprego. Em maio de 2022, por exemplo, 107 mil pessoas estavam com carteira assinada, 13% a mais do que em 2020.  O Diário da Manhã conversou com o Jeferson, que comentou sobre os motivos que levaram Aparecida a este patamar.

DM: Quais são as necessidades dos empregadores locais em termos de recrutamento e retenção de funcionários?

Jeferson: A qualificação hoje é uma demanda muito reprimida e emergente. A Prefeitura tem feito algumas políticas públicas em relação a isso, trazendo alguns cursos de qualificação profissional. Procurando oferecer de forma gratuita alguns cursos de qualificação profissional para os aparecidenses. O desafio maior não é só fazer com que as pessoas sejam ingressadas no mercado de trabalho, mas sim fazer com que elas permaneçam lá.

DM: Qual o papel da secretaria de trabalho na fiscalização do cumprimento das leis de trabalho?

Jeferson: O papel da secretaria é intermediar a mão de obra específica para que a população entre no mercado de trabalho. Então nós fazemos a intermediação do trabalho. A fiscalização não é papel da secretaria propriamente dito.

DM: Quais são os programas e recursos que são disponibilizados para ajudar as pessoas desempregadas a encontrar um trabalho em Aparecida de Goiânia?

Jeferson: Nós temos uma plataforma, que é trabalho.aparecida.go.gov.br, e lá nós disponibilizamos alguns cursos de qualificação profissional, e além disso, lá tem alguns vídeos e instruções sobre como se comportar diante de uma entrevista de emprego, como se vestir adequadamente, como fazer um currículo atraente.

DM: Qual o número de pessoas empregadas na cidade?

Jeferson: Hoje nós temos uma massa de 90 mil CNPJs ativos, 110 mil pessoas com carteira de trabalho assinada, e em torno de 40 mil MEIs.

DM: Qual a projeção para a empregabilidade para os próximos anos?

Jeferson: Nós temos uma projeção muito grande, há uma especulação muito grande de empresas e indústrias querendo vir para o município, e nós estamos viabilizando isso. Recentemente, o governo estadual anunciou que será disponibilizada uma área muito grande aqui que será destinada para um outro polo industrial. E com isso, a gente acredita que o crescimento, seja na economia, seja na empregabilidade, venha a crescer muito mais.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias