Home / A Imagem Fala

A IMAGEM FALA

Mãe: O relato de uma história de amor incondicional

Até onde o amor de uma mãe pode chegar?

Imagem ilustrativa da imagem Mãe: O relato de uma história de amor incondicional

Ela sempre teve os seus próprios sonhos, seus próprios objetivos. Ainda muito jovem, trabalhava fora para ajudar a sua mãe nas despesas de casa, com nove irmãos, ela se esforçava para dar o seu melhor, assim como seus outros irmãos. Entre trabalhar e estudar, ela sempre optou por trabalhar, eram tempos difíceis, e, ela sabia que um dia iria conquistar todos os seus sonhos. Envolvida pela magia da dança, dos planos, e do primeiro amor, ela conheceu o homem com quem de casou aos 18 anos, buscando a felicidade e a independência.

Meses depois do casamento, com 18 anos, com todos os planos feitos, a independência nas mãos, e novos sonhos a realizar entre o jovem casal, veio a notícia que a deixou de cabeça para baixo: “Tem um pequeno ser vindo aí!” E nesse momento, as suas prioridades, os seus sonhos, seus objetivos mudaram em segundos. A prioridade agora era o novo ser!

Ela passou por todo o processo: de alegrias, de dores, de conhecer o desconhecido, de ver o seu corpo, o qual sempre gostou tanto, sofrer modificações, de experimentar diferentes emoções, e, enfim, de ver a menininha chegando até os braços dela. A partir desse momento, não existiam outras prioridades, a não ser, a pequena!

E assim foram se passando os anos, os sonhos, os planos, já não tinham tanta força, porque todo o trabalho e toda a prioridade, era para a pequena menina. Quando via uma roupa bonita ela pensava “É a roupa que eu quero, mas a minha prioridade é a roupinha dela”, quando amigos a chamava para sair para algum lugar, a resposta era “Não posso, o dinheiro que tenho é para pagar a babá e as despesas dela”, e quando estava no trabalho sua preocupação era: “Como será que ela está? Será que está precisando de mim agora?” Quando o dia fica difícil, e humilhações no trabalho apareciam, ela pensava: “Eu tenho que ser forte por causa dela.”

Aos 5 anos da pequena menina, o casal se separou, os planos já não estavam mais alinhados, e mãe decidiu trilhar seu caminho sozinha. Agora, ela precisava fazer o seu dinheiro render para arcar com mais despesas em casa, e dar todo o conforto, dentro das suas possibilidades, para a pequena menina. Anos depois, ela se casou novamente, mas, a sua prioridade nunca mudou: Sempre foi a menina.

“Mãe, precisa comprar material escolar”, “Mãe, qual o meu lanche amanhã?”, “Mãe, quero a bota que as minhas amigas usam na escola”. Quanto mais a menina crescia, mais aumentava o esforços da mãe, para poder dar tudo o que a menina precisava. Muitas das vezes, a pequena não entendia quando a mãe dizia “não” para ela, achava injusto e até rebatia.

Mas, a menina, para retribuir o esforço da mãe, sempre foi obediente, e sempre se dedicou aos estudos, mas quanto mais velha ela ficava, mais ela queria. “Mãe, quero minha festa de 15 anos, e quero estudar em um colégio melhor”. Fazendo horas extras a mãe conseguiu arcar com os desejos da filha, e agora, as despesas estavam ficando cada vez maiores.

Com a filha criada, a mãe cheia de sonhos pensou: “Esse é o momento que vou cuidar de mim, e ter a minha própria liberdade, vou tirar minha carteira de motorista.” Mas naquele ano, a menina estava fazendo 18 anos, e mais uma vez, ela escolheu fazer para a filha. E foi além, agora a menina estava entrando para a faculdade, isso significava que a mãe se comprometeu a trabalhar mais, como diarista, para que a menina pudesse fazer uma boa faculdade, e que não trabalhasse, para não atrapalhar os estudos.

Pouco tempo depois, a mãe teve a notícia que a deixou de cabeça para baixo pela segunda vez: Estava vindo o seu segundo filho. “E agora? O que fazer com a faculdade dela?” Agora ela cuidou, trabalhou, até os nove meses de gestação, fazendo horas extras, mesmo com dores e cansaço, para que a menina pudesse se formar na faculdade. E ela se formou. E o diploma? A menina ofereceu para mãe, que era a responsável por ele!

E não parou por aí, a mãe Pós Graduou a sua filha, e a manteve sempre dentro do seu melhor, ela deixou todos os seus sonhos para trás, para que o sonho da filha fosse realizado, e o ciclo de cuidar de seus filhos, antes de cuidar de si mesmo acontece até hoje. E porque acontece? Porque ela é mãe!

Esse é o retrato de muitas mães, uma história que se assemelha a várias mulheres diferentes, e que nos faz refletir até onde o amor de uma mãe pode chegar! No caso da minha mãe, ela abriu mãos de todos os sonhos para realizar os meus, espero que um dia eu consiga ser ao menos a metade da mulher que ela é.

Mãezinha, meu amor, e admiração por você não tem fim, você é a mulher da minha vida, tudo o que tenho e o que sou, eu devo a você! Só nós sabemos o que passamos. Hoje eu entendo as palavras que você dizia para mim, sei que não foi fácil. Saiba, que eu honro tudo o que você fez e faz por mim, apesar de eu não saber nem a metade, porque os filhos nunca sabem, somente a mãe e Deus. por isso tudo o que eu tiver, será para te fazer feliz! Eu te amo e quero te honrar em cada detalhe por toda a minha vida!

Feliz dia das mães, guerreira!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias