Home / CAFÉ COM O PSICANALISTA

CAFÉ COM O PSICANALISTA

Coloque um Fim!

Sem o fim necessário não há novos projetos! Consegue perceber quais fins precisam ser assumidos para que novos projetos se inicie?

Imagem ilustrativa da imagem Coloque um Fim!

Todos temos desejos de iniciar um novo projeto, iniciar uma nova caminhada, um novo curso, novos relacionamentos, até mesmo tentar realizar um sonho. Todos estes desejos escuto com grande facilidade na clínica, ou até mesmo nas conversas mais triviais nas rodas de conversa, entre amigos e colegas. Mas é proporcionalmente comum também escutar uma queija de que não consigo, que é tudo muito difícil e quase impossível, ou que talvez nunca se realize. Parece contraditório, onde tem tanto desejo de início ou de reinício há também uma certeza da impossibilidade.

Vamos pensar um pouco naquela tal “zona de conforto” que, na verdade, não tem nada de confortável, pois é somente um local onde você já conhece a dor, e já se acostumou com o “sempre foi assim”. Pois é exatamente desta zona que se diz confortável é que brota aquela aparente contradição: em querer fazer tantas coisas e realizações, mas se coloca dentro do campo da impossibilidade. Claro que nunca começaremos um capítulo novo de algum livro, sem antes colocar um ponto final no capítulo anterior. Ou ainda, um paragrafo para ser iniciado tem que necessariamente vir após um fim.

Compreendeu onde está talvez aquela aparente impossibilidade de novos horizontes e possibilidades? O fim é a única possibilidade de recomeço!

E quando somos arrastados ou arrastamos situações e realidades que já deveriam nem existir mais, nos arrastamos juntos e assim, vem a infelicidade e uma aparente certeza de que sempre será assim. É mais profundo ainda, quando este fim que você já idealiza e sonha não é concretizado porque um “outro” espera que continue, e que por causa deste mesmo “outro” você se acostumou ou fingi muito bem que está em paz.

Te pergunto: Até quando você não colocará o fim que deveria ser colocado? O limite que poderia ser vivenciado? Mas claro, não é uma situação e atitude fácil de se vivenciar, e por isso mesmo não tenha medo e receio de pedir ajuda, de se colocar na situação de quem precisa ser orientado, ser ouvido e assim fortificado e validado.

Pense na possibilidade real de novos caminhos e outros capítulos nesta sua existência, não se amarre às certezas que te paralise, e lembre-se sempre que somente atravessando o caos do fim, que se iniciará um vida mais autentica e verdadeira. Que venha grande capítulos!

E lembre-se: a zona de conforto é apenas um lugar nada confortável de se permanecer em uma situação onde talvez nem você gostaria de estar.

Me conte como tem sido sua jornada nestes novos capítulos de sua vida. E seja sempre bem vindo por aqui e lá no meu instagram. @eliassilva.psi

Bom café!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias