Home / CAFÉ COM O PSICANALISTA

CAFÉ COM O PSICANALISTA

Os efeitos colaterais do discurso motivacional.

Quando a motivação te coloca em um estado de exaustão completa!

Imagem ilustrativa da imagem Os efeitos colaterais do discurso motivacional.

“Vamos lá pessoal, vocês conseguem”; “luta para alcançar sua versão ideal” ; “dez passos para o sucesso total”; “Não escute seus limites”; “Vamos reagir agora” – Todos estes poderiam ser temas de palestras, livros ou imersões sobre o seu poder de ultrapassar seus limites e buscar sempre sua evolução. E na verdade, todos foram tirados de uma pesquisa rápida sobre o tema na internet. E de início, achei até engraçado, mas depois fiquei muito pensativo sobre como isso está chegando e massacrando as pessoas. Pois não só apresentam uma proposta onde o individuo não é levado à serio, com suas realidades e possibilidades – mas também cria uma multidão de pessoas frustradas por não conseguir alcançar este “nível de excelência” humana, profissional, relacional e emocional.

Não poderia deixar de mencionar aqui neste café um livro, que inclusive sugiro como leitura, que é o “A sociedade do cansaço” - é um ensaio do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han sobre uma enfermidade que está acometendo a sociedade. Segundo o autor, o cansaço é uma resposta do corpo para o excesso de positividade e cobrança que a sociedade impõe. Han reflete, em sua obra, sobre a violência da positividade, que é mais uma das articulações da sociedade do cansaço para produzir pessoas mecanizadas e centradas no que é essencial para um sistema capitalista: a busca pelo lucro. A cobrança pelo desempenho atinge as inseguranças dos indivíduos ao tentar trazer propósitos exagerados para o sucesso no trabalho. E estes elementos apresentados pelo sul-coreano esta presente nas nossas esquinas, escritórios, salas de aula, cozinhas e empresas.

Como você esta diante disto?

Claro que é natural que uma sociedade que pensa em produzir, comparar e vencer o tempo todo tenha sintomas do cansaço escancarados entre seus indivíduos. As consequências dessa nova dinâmica são percebidas no íntimo das pessoas envolvidas. E em cada pessoa que encontro no consultório, nas minhas redes e relacionamentos.

E como você está diante disto?

Os efeitos colaterais gritam em uma sociedade onde há um velado e perigoso pedido por produtividade plena, felicidade a qualquer custo, conquistas sempre maiores, dinheiro sempre disponível. E onde até mesmo os limites são negligenciados e as redes se tornam um território de comparação e disputa.

Se permita caminhar ao seu tempo, sob sua demanda, e de acordo com seu desejo. E tenham sempre em mente que estar sempre cansado e exausto não é sinônimo de sucesso e bem-estar. E que o sentir ainda continua sendo um necessário termômetro de felicidade.

Me conte como tem sido esta luta de se motivar – mas não tanto! E seja sempre bem vindo por aqui e lá no meu instagram. @eliassilva.psi

Bom café!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias