Home / CAFÉ COM O PSICANALISTA

O que é o sucesso?

Você é uma pessoa de sucesso?

Vamos nos perguntar o que de verdade é o sucesso, e o que motiva tantas pessoas a buscá-lo, mesmo sem se questionar se de fato é algo seu

Imagem ilustrativa da imagem Você é uma pessoa de sucesso?

É muito comum encontrar nas redes sociais, Instagram, youtube e alguns livros dando receitas prontas e passos infalíveis sobre como alcançar o sucesso. Quais os caminhos que devemos trilhar para encontrar como se fosse no final do arco-íris mágico do sucesso. Estes “passos” para o sucesso esta imerso em um ideal financeiro, sociais e acima de tudo um ideal de perfeição - esta que deve ser postada e mostrada sempre.

Falar de perfeição é um grande desafio pois o ser humano é marcado por algo que muitas pessoas detestam, ignoram e até mesmo fogem neuroticamente desta possibilidade de não ser perfeito.

Falar de humanidade é em suma olhar para a falta, para incompletude, mas disto surge uma pergunta que sempre nos inquieta: como conjugar, se é se é que é possível o sucesso e limite?

Há um moderno e falso senso comum que afirma que o sucesso é metrificado quando o individuo consegue tudo, a todo tempo e se acha plenamente feliz. Diz este senso comum que quando se tem o sucesso na vida, se consegue tudo que almejou e assim, posso mostrar e postar que sou uma pessoa de sucesso. Esta loucura neurótica e até mesmo histérica conduz muitas pessoas inclusive aqueles que escreve os livros dando passos para o sucesso, mas talvez mais ainda os que compram, pagam por mentorias para se ter sucesso, e seguir fielmente os passos para ser feliz, e ser igual àquele semi-deus do sucesso.

Este nosso café hoje, não está sendo muito motivacional, mas posso te afirmar que é muito humano. Pois é falar e assumir para si que para ser uma pessoa de sucesso, eu nunca vou ter tudo, e nunca conseguirei ter tudo – ainda bem!

Eu quis colocar aqui na mesa do nosso café, nesta página ou tela uma grande e libertadora verdade: mesmo eu não conseguindo tudo sempre e em todo lugar é possível pensar em sucesso, ainda mais porque o sucesso fala do individual, do subjetivo, único e irrepetível. Ou seja o que é sucesso para um indivíduo pode não ser sucesso para o outro. Esta subjetividade talvez não é levada a sério nos manuais de sucesso e realização plena, onde você é convidado a alcançar sempre a melhor versão, e assim produzir mais, alcançar o maior posto, a maior vaga, e enfim, sempre estar no topo da existência humana – ao menos, baseado em alguma régua de um daqueles semi deus seguido.

Falando sobre o sucesso trago aqui uma frase de Sigmund Freud, sobre a felicidade, mas penso que vale a pena aplica-la aqui nesta reflexão: “A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.” Percebe que aqui a felicidade é levada em conta diante da subjetividade e individualidade do individuo, por isso não há conselhos.

E assim, como não existe receita pronta para a felicidade, também não há para o sucesso. Pois este sempre vai partir e tender para o individuo que o almeja, por isso é sempre sobre a pessoa.

Então, o que é o sucesso?

Se você perguntar para alguém que descobriu uma doença terminal e está tentando medicamentos, tratamentos diversos - o sucesso será quando o médico afirmar que o remédio começou levemente fazer efeito, ou seja, há esperança!

Para aquele jovem que amputou a perna por causa de um acidente - o sucesso será quando ele conseguir a prótese, começar a andar novamente, e devagar conseguir ir tomar um sorvete, passear no shopping, ir no cinema com seus amigos, isto sim – quanto sucesso!

Para o pequeno empresário que consegue, as grandes penas, fechar o mês e pagar o seus funcionários e abastecer a despensa de sua casa – que sucesso!

Para aqueles que não tem conseguido dormir bem a noite, com ansiedade, tristeza e muita preocupação, e em algum momento ele consegue falar da sua dor e angústia e começa a se cuidar e numa bela noite ele consegue dormir bem e descansar – uau... que sucesso para estas pessoas!

Você que chegou até aqui talvez está pensando que este texto está muito minimalista e comparando o sucesso com algo tão pequeno e sem importância, e por este motivo te digo: se está pensando isto é porque o sucesso é sim individual!

Te desejo muito sucesso, ao seu modo, do seu jeito, no seu tempo!

Enfim, sucesso para você! Mas com sua régua e cada vez mais coerente contigo

E até o próximo café! Te espero aqui ou no meu instagram @eliassilva.psi

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias