Home / CAFÉ COM O PSICANALISTA

CAFÉ COM O PSICANALISTA

Você está vivendo ou sobrevivendo?

Muitas vezes colocamos no automático e simplesmente vamos sobrevivendo – mas até quando conseguimos isto?

Imagem ilustrativa da imagem Você está vivendo ou sobrevivendo?

Há algum tempo eu ouvi em um atendimento uma afirmação que me fez pensar bastante, e percebi que é muito comum, nos dias atuais este tipo de atitude. O meu paciente afirmou que por anos seguidos em sua vida ele apenas sobrevivia. Ou seja, ligava o motor e deixava ir, sem se questionar muito, usando uma metáfora muito fácil de compreender: o barco esta apenas ligado, mas quem o guia não se questiona muito qual o caminho está tomando ou até onde irá avançar.

E a partir disto, penso bastante sobre este tema – e por isso resolvi trazer aqui para o nosso café: estamos vivendo ou apenas sobrevivendo?

Se olharmos os significados filosóficos e etimológicos das palavras iremos encontrar que “viver” su supõe um desejar viver, um “desejo de ser” apesar de tudo. E é este “apesar de tudo” que faz toda a diferença. Enquanto “sobreviver” é opor uma resistência, isto é, efetuar um trabalho para “permanecer “, apesar de todos os obstáculos. Ou seja, resistir à tudo que vem de contrário e isto lhe consome todas as possibilidades. O filósofo Nietzsche dizia que “viver é reanimar qualquer coisa que quer morrer”.

O estar vivendo é ir seguindo, sem se questionar ou duvidar dos caminhos escolhidos. É permanecer caminhando sem muito desafiar e questionamento. Pois onde há questionamento poderá haver mudança de rota, de velocidade e de escolhas que já não faz mais sentido. Muitas são as pessoas que estão permanecendo no mesmo trabalho, no mesmo projeto ou relacionamento por puro medo de se questionar – e perceber que talvez não seja àquilo que gostaria de assumir. Ou talvez, ver que a possibilidade de mudança é uma realidade, ou ao menos pode ser. Viver no automático é ir porque me apresentaram, me sugeriram ou escolheram para mim.

E lhe pergunto: você tem vivido neste automático e não questionado sobre sua verdade e demanda atual? Tem tido a capacidade de se questionar sobre suas rotas e caminhos escolhidos há tempos atras, e que talvez agora já não faça mais sentido. E que até mesmo, sonhos que foram conquistados há algum tempo atrás já não faça mais sentido atualmente.

Você esta vivendo – com o autentico desejo de ser, ou apenas tentando sobreviver e se manter no “sempre foi assim”, ou “está muito mais confortável aqui”?

O querer viver – querer desejar é algo próprio do humano. Contudo, o que acontece é que por estar tanto tempo apenas sobrevivendo “no mesmo lugar físico e afetivo” pensa que o que lhe resta é somente continuar caminhando nesta estrada já conhecida.

Tenha a coragem de se questionar: Estou vivendo ou apenas sobrevivendo? Não tenha medo da resposta, mas sim trema de medo de permanecer onde não faça mais sentido para você. Pense nisto.

Conte comigo para realizar boas perguntas e só alcançar respostas verdadeiras. Bom café a todos nós!

Até no próximo café ou te espero lá nas minhas redes.


		Você está vivendo ou sobrevivendo?
Elias Silva


Instagram Elias Silva

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias