Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

Bolinho de arroz, boas lembranças e muito amor de mãe

Colocando as mamães no auge de nossas lembranças e exaltando todo amor e dedicação, vou dar continuidade as receitas dessa semana.

Focando no mês mais que especial do ano, colocando as mamães no auge de nossas lembranças e exaltando o amor, o cuidado, o respeito e tudo que envolve esse universo materno, vamos dar continuidade as prosas e receitas para a semana.

Uma boa lembrança que trago comigo, eram os almoços na casa da minha avó, ela tinha aquele moedor manual, que vai na força do braço e precisa de um pouquinho de óleo de vez em quando pra aliviar a rotatividade da manivela na hora de moer o arroz pro famoso e tradicional, bolinho de arroz. Acho que uma receita assim super vale a pena fazer. Sem falar que já temos um processador hoje em dia, que fez com que algo pouco trabalhoso, ficasse ainda mais prático.

O cheirinho e o sabor daquele bolinho de arroz, quase é impossível reproduzir, porque era diferente, tinha seus toques especiais e acho que até o processo do moedor manual, já diferenciava muito. Para nós os filhos e netos, era uma farra só, eu amava aqueles bolinhos e sempre que podia pegava uns quando ninguém estava olhando e me saboreava deles.

Cozinhar para quem amamos é maravilhoso, mas quando é o contrário, é muito melhor. Em uma época que a simplicidade, gerava conforto, em que ter alguém preparando uma refeição era acolhedor, e ninguém se sentia sozinho ou triste, ao contrário, era uma disputa de quem dava as melhores gargalhadas, as conversas se atravessavam no meio dos contos dos mais velhos. Os avós contando histórias de suas criações, os pais papeando na sala a respeito de correrias da semana e as mães, tias e minha avó juntas ali na cozinha, na maior prosa e juntas no preparo do banquete do almoço de Domingo. A criançada se esbaldava de comidinhas, de brincadeiras e confusão. Momentos assim são guardados para sempre.

O que resta hoje é uma saudade imensa, mas nada me impede de recordar um pouco e poder sentir de novo todo amor envolvido ali.

Hoje em dia eu tenho minha versão prática do bolinho de arroz e vou compartilhar com vocês, sem processador. Compartilhar essas lembranças e receitas, torna tudo muito especial.

Se você tem guardado arroz na geladeira, já pode ir reservando para essa receita, se não, já cozinha, porque vale a pena fazer.


		Bolinho de arroz, boas lembranças e muito amor de mãe
Willa Borges

Bolinho de arroz prático

Massa

>3 xícaras de arroz bem cozido (uma observação, o arroz tem que estar bem cozido então se for sobra de um almoço, você vai adicionar água e cozinhar um pouco mais, pois não vamos processar).

>2 ovos

>3 colheres de sopa de farinha de trigo

>1 xícara de queijo curado ou parmesão ralado

> sal à gosto

>pimenta do reino à gosto

>cheiro verde à gosto

Empanar???

Eu gosto de empanar, pois a crocância super valoriza o bolinho, mas pode fritar sem empanar, fica à seu critério. Os ingredientes, não tem uma proporção certa.

>ovos batidos

>farinha de trigo

>farinha de mandioca ou panko

Modo de preparo

Em um bowl ou tigela adicione todos os ingredientes da massa e sove, misture bem, com o arroz bem cozido não é necessário processar.

Para empanar, boleie no formato que preferir, passe na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos e por fim na farinha de mandioca ou panko. Frite em óleo quente e pronto é só servir.

Uma boa receita sempre pode ser aperfeiçoada, adaptada a sua realidade. Tente fazer uma boa releitura de um prato que te remete as boas lembranças. Traga de volta, por alguns momentos, todo o sentimento e significado daquelas histórias que contamos para a geração de hoje.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias