Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

Gastronomia das possibilidades e muitas ideias

A gastronomia é um universo de possibilidades, com o conhecimento certo, algumas pesquisas, você pode criar e fazer receitas diversas.

"Quem não tem cão caça com gato", é difícil conhecer alguém que não tenha escutado essa expressão, mas ela se aplica em toda as áreas nessa vida incluindo para nós que trabalhamos em cozinha.

Quantas vezes precisamos executar uma receita e não temos o ingrediente naquele momento? Ou por ter acabado ou por não conseguir comprar, seja pelo alto custo ou por falta no mercado. É aí que na maioria das vezes vem uma ideia, porque não tentar uma substituição?

Diversas receitas nos possibilitam mudanças de ingrediente, nem sempre dá certo, mas na maioria das vezes os resultados são impressionantes.

É a tal da água que substitui o leite, é o tal do bicarbonato que substitui o fermento, a chia que vai no lugar do ovo, infinitas possibilidades. Com uma pesquisa certa podemos facilitar a vida e ainda ajudar as pessoas que tem alergias e intolerâncias alimentares a comer um bolo, tomar um sorvete e experimentar vários pratos sem passar mal.

Para aqueles que vivem da dieta saudável, os vegetarianos e veganos, através de testes e pesquisas, o universo de receitas sem glúten, sem carne, sem ovos, tem surpreendido, não só pela receita em si, mas pelo sabor. É a carne de casca de banana. ou carne de jaca, é um bolo que não tem ovo nem farinha de trigo, é o leite de castanhas, é a chia, é o queijo que não é do leite animal. Parece mágica mais não é. É a necessidade, é a curiosidade, é a paixão pelo alimento que nos faz criar possibilidades.

Eu não desisto de uma receita tão fácil. Meu bolo de mandioca nem sempre tem leite de coco, nem leite condensado, mas dá certo do mesmo jeito. Vou deixar a receita correta aqui e saiba você pode substituir o leite de coco por leite comum, leite de castanhas, água e o leite condensado por açúcar ou outro tipo de adoçante, não é obrigatório usar o queijo, mas dá um gostinho especial, no final dá certo.


		Gastronomia das possibilidades e muitas ideias
Willa Borges

Bolo de mandioca

>500g de mandioca ralada grossamente

>1 lata de leite condensado ou 1 e 1/2 xicara de açúcar

>200ml de leite de coco

>3 colheres de sopa de manteiga

>3 ovos

>6 colheres de sopa de polvilho doce

>1/2 xicara de queijo curado ralado

>1 colher de chá de sal

>1 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo

Em um liquidificador bata os ovos, o leite condensado, o leite de coco e a manteiga. Em um bowl ou tigela, misture todos os ingredientes. Unte uma forma com manteiga e despeje a massa, não se preocupe se ficar muito liquida, vai dar certo, leve a um forno pré-aquecido a 180 °C por 45min. Dependendo do forno leva cerca de 1 h. Verifique com uma faca se a massa está consistente, por ser uma massa cremosa, ela vai sujar a faca, o que importa é que esteja bem dourada na superfície e cozida no interior, com consistência. Retire do forno e deixe esfriar para servir, ou coma quentinho com um pouco de manteiga. É muito bom.

Mais vídeos:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias