Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

Moqueca de peixe, história e suas variações regionais

Conhecendo um pouco mais a história e origem do prato e lógico simplificando a sua preparação, gastromizando a sua cozinha.

Quando se fala em moqueca de peixe, já vem logo na cabeça a moqueca baiana, mas sabemos que a tradicional é conhecida como a moqueca capixaba , da região do Espirito Santo (ES). Este prato tem muitas variações, de acordo com historiadores é uma refeição que teve origem antes mesmo dos portugueses chegarem ao Brasil. Para alguns estudiosos da Gastronomia, a moqueca remete a peixada, trazida pelos portugueses, a qual os negros acrescentaram seus ingredientes habituais da África.

O nome moqueca, consiste do estilo de preparar o alimento, que é nada mais que o cozimento sem água, apenas com os vegetais e a proteína. Ao contrário da moqueca baiana, a moqueca capixaba não adiciona azeite de dendê e nem leite de coco.

A moqueca é um prato típico brasileiro, especialmente dos estados do Espirito Santo, Bahia , Pernambuco e Pará. Apesar de todas as variações que temos da receita, dizem que o essencial é a panela de barro que é responsável pelo cozimento uniforme do peixe ou frutos do mar, e que da ao prato um sabor especial. O que eu sei é que em cada região, é adicionado ingredientes diferentes, a maioria de raízes africanas como azeite de dendê, jambu, urucum, coentro entre outros.

A receita ganhou também versões vegetarianas e veganas, feito com banana terra, palmito e outros ingredientes. Então podemos fazer a nossa versão dos peixes que temos na região e ingredientes. Não é porque eu não tenha uma panela de barro que eu vou deixar de fazer a minha moqueca. Assim como ela tem muitas variações, podemos gastromizar essa receita e fazer nossa própria moqueca.

O que é Gastromizar? Nessa coluna Gatromizar é a palavra que remete a junção de Gastronomia, economia e praticidade, nas receitas. E para essa receita, se você não tem frutos do mar, um peixe como robalo, dourado, badejo entre outros, vamos do que temos no Goiás. Já preparei moqueca de pintado, surubim e tilápia, o que importa é que não tenha tantas espinhas.

Moqueca de pintado


		Moqueca de peixe, história e suas variações regionais

>1kg de postas de pintado

>6 tomates italianos cortados em rodela

>3 cebolas grande em rodelas

>1 pimentão verde em rodelas

>1 pimentão amarelo em rodelas

>1 pimentão vermelho em rodelas

>Cheiro verde à gosto

>5 dentes de alho amassados

>200ml de leite coco

>Colorau à gosto

>sal e pimenta do reino à gosto

>1 limão

>Azeite à gosto

Modo de preparo

Em um bowl tempere as postas com limão, sal e pimenta do reino, deixe marinar uns 30 min. Em seguida em uma panela, de preferência uma panela grossa, de barro ou ferro, adicione um pouco de azeite e doure o alho, logo vamos montar alternadamente camadas com os vegetais e o peixe, primeiro tomate, um pouco da cebola, uma parte dos pimentões, o peixe, por cima o restante das cebolas e pimentões, adicione o leite de coco, colorau, sal pimenta do reino e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo baixo, por 20 minutos sem mexer, ou até o peixe estar cozido, finalize com cheiro verde e sirva acompanhado de arroz branco.

Lembrando que essa receita foi feita com Pintado, mas poderia ser outro peixe, apenas leve em conta o tempo de cozimento, pois alguns peixes podem cozinhar com mais facilidade, e evite peixes com muitas espinhas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias