Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

O famoso "Pulo do Gato" nas receitas gastronômicas

O “pulo do gato” facilitando o dia-a-dia dos cozinheiros, tanto amadores quanto os profissionais


		O famoso "Pulo do Gato" nas receitas gastronômicas
divulgação

A expressão o “PULO DO GATO”, é utilizada frequentemente no meio gastronômico. Não é de hoje que esse termo vem ajudando no desenvolvimento prático e simples de receitas que antigamente exigiam alguns níveis de dificuldade na preparação, não se sabe se são mitos ou verdades, mas se a receita dá certo, já vira moda.

O fato é que existe um grande número de pessoas que se identificam com a cozinha, que pesquisam ou desenvolvem suas próprias receitas, baseadas nas receitas já existentes de gerações passadas e até com novas ideias revolucionárias. Porém nem todas essas pessoas possuem um curso ou formação na área gastronômica, são movidos pela paixão, pela cultura, pela curiosidade e assim em diante.

Para facilitar a vida de muitos apaixonados e curiosos da gastronomia, com estudos, testes e muita prática, fomos desenvolvendo técnicas, muitas caseiras mesmo, para simplificar e até aperfeiçoar em algumas produções culinárias, o famoso “PULO DO GATO”. Até quem tem muita dificuldade na cozinha acaba dando uma chance para algumas receitas.

É um tal de açúcar num biscoito de polvilho salgado que evita que ele respingue óleo quente para todo lado enquanto frita, ou esse mesmo açúcar que ajuda a diminuir e contrastar os sabores de um molho. Pode ser a cenoura ou a beterraba, adocicando, diminuindo acidez e colorindo molhos e até algumas massas. Saber que o arroz libera amido e que na produção de um arroz cremoso ou arroz doce, quando mais misturar o arroz, mais libera amido e fica cremoso.

Esse “PULO DO GATO” caí bem no dia-a-dia, em tempos que estamos com pressa e procurando praticidade em tudo, afinal ele aproxima cada vez mais pessoas da cozinha, pois nem todos têm a gastronomia como profissão ou por paixão, mas como uma prática diária e necessária no convívio familiar.

Vamos seguir então com uma receita simples para o café da manhã ou um lanche rápido da tarde, alguns chefes e amigos sempre me pedem dicas do que fazer para o biscoito frito de polvilho não espirrar.

Biscoito de Polvilho Frito

 400g de polvilho doce

 100ml de leite

 100ml de óleo

 2 ovos

 Sal á gosto

 10g de açúcar (uma colher de sopa rasa)

Modo de Preparo

 Em uma panela ferva o leite e o óleo.

 Separe o polvilho, o sal o açúcar em uma tigela ou bowl.

 Em seguida escalde o polvilho, com o leite e óleo fervido e misture bem, para que toda a mistura cozinhe.

 Aguarde esfriar um pouco em seguida adicione um ovo e sove a massa até desgrudar da mão, caso fique muito pesada e firme adicione o segundo ovo, mas caso a massa fique muito grudenta adicione um pouco mais de polvilho, sempre tenha um pouco mais de polvilho reservado.

 Depois de pronta a massa é só passar um pouco de óleo na mão e modelar seus biscoitos.

 O cuidado principal é no aquecimento do óleo, leve ao fogo baixo uma panela com quantidade suficiente para cobrir os biscoitos, adicione os biscoitos com óleo ainda frio e aguarde, assim que começar a fritar os biscoitos vão para a superfície, vá virando os biscoitos para que frite bem. Para uma segunda remessa deixe o óleo esfriar um pouco e faça o mesmo processo.

 Prontinho! Agora é só servir acompanhado de uma boa xícara de café.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias