Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

Receita de Cocada Morena no clima de Festa Junina

Aproveitando o clima de quadrilha e muita festa, nada melhor do que postar um doce que está nas barraquinhas das festas juninas.

Eu não sou a maior fã quando se trata de doce, mas até uma pessoa que não é um amante de doces, não resiste à uma boa cocada. Existem várias receitas de cocada, tem a cocada comum sem leite condensado, a cremosa branca que pode comer de colher, a cremosa que serve em pedaços, a cocada morena que se faz também em pedaços ou de colher, cocada com maracujá entre outras.


		Receita de Cocada Morena no clima de Festa Junina
Willa Borges

Minha cocada preferida é a morena, eu utilizo coco in natura mesmo. Aqui em casa tem coqueiro, eu via os cocos apodrecendo e nada de serem utilizados, então agilizei e logo comecei a produção de cocadas, sempre que tinha tempo e alguém disposto a me ajudar a pegar os cocos no coqueiro, retirar as cascas, retirar o coco sem quebrar muito a castanha pra facilitar na hora de ralar, ralar e tostar, aí sim eu fazia a cocada.

Segui hoje uma receitinha dessa cocada morena cremosa em pedaços que eu tanto amo, lembrando que você pode escolher também comer de colher deixando reduzir menos, mas eu prefiro comer em pedaços ou porções moldadas com uma colher, o que não é nada difícil.

Cocada morena

Ingredientes

>400g de coco ralado

>400g de açúcar

> 2 xícaras de água

>400 ml de leite condensado

> Manteiga para untar

Modo de preparo

Em uma panela grande despeje o açúcar e deixe caramelizar, cuidado para não queimar e amargar demais. Assim que fizer seu caramelo adicione a água e deixe dissolver. A água vai reduzir e engrossar a calda, adicione o coco e o leite condensado, misture bem até engrossar e começar a desgrudar o fundo da panela.

Unte uma forma com manteiga, despeje a cocada e deixe esfriar, depois é só cortar. Caso queira ela modelada diferente, faça porções com a colher, na verdade duas colheres, unte as colheres e com uma delas você pega uma porção de cocada ainda quente e vem com a outra colher modelando, pressionando uma colher contra a outra, até obter um formato parecido com o da imagem a seguir.


		Receita de Cocada Morena no clima de Festa Junina
Willa Borges

Agora é só esperar esfriar e servir.

Caso você queira uma cocada branca é só não queimar o açúcar e fazer a calda apenas misturando o açúcar com a água e deixando engrossar, o processo é o mesmo para o restante da receita.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias