Home / Gastromizei

GASTROMIZEI

Receitas simples com nomes sofisticados

Muita gente entra em pânico quando escuta o nome de determinados pratos, mas mal sabem eles que os preparos são super práticos

Receita testada e aprovada. Receita testada e aprovada.

Existem diversas receitas que são de fácil execução, baixo custo e podem estar no dia-a-dia de muitas famílias, porém quando o cozinheiro, ou a dona de casa ou até o curioso em cozinha escutam ou leem o nome , desistem de tentar reproduzir. Mas eu peço que reconsiderem pelo menos pesquisar e tentar.

Muitos pratos tem os nomes de origem de seus países, o que torna a pronúncia difícil, e tudo que é difícil e diferente causa estranheza, o que para muita gente já é o suficiente para desistir da missão de tentar fazê-los em casa. Porém eu digo que temos que vencer essas barreiras e arriscar mais, pois o resultado é surpreendente, além disso você proporciona uma experiência culinária totalmente nova, para o seu paladar e de todos que embarcam com você nessa jornada.

Os pratos franceses, eu digo que realmente tem muitos que são elaborados, mas não impossíveis de fazer, e tem aqueles que eu posso comparar aos nossos tradicionais familiares, dos almoços e jantares de domingo com todos reunidos à mesa. Só que é uma cultura diferente, ingredientes diferentes, porém eles também têm o hábito de comer sempre determinados alimentos, assim como nós com nosso feijão com arroz.

A cozinha francesa, assim como italiana preza pelo alimento plantado ali na sua horta, tudo fresco, cada região tem ingredientes que nascem ali no quintal, como por exemplo; cogumelos. Mas não só esses países que são assim, mas em todos, mudando a cultura, o que é muito legal, porque temos muito a conhecer, quando nos aprofundamos nessas diversidades de receitas.

Eu sempre aconselho e incentivo as pessoas a se testarem, e se permitirem na cozinha, é mágico se entregar a esse processo, é conhecimento, é muita história e até uma autodescoberta de si. Então arrisque-se e mergulhe nessa experiência.

E para a alegria de meus leitores, segue uma receita muito simples, que eu fiz em casa quando estava quase sem nenhum ingrediente, o que não significa que eu não capricharia no meu almoço. Espero que realmente agrade todos.

Batata Hasselback, é a nossa aposta de hoje, nome diferentão e a preparação eu deixo a critério de vocês. O Hasselback Batatas Assadas foi criado no Hasselbacken Hotel, em Estocolmo, na Suécia, no início do século XX. O chef responsável pela invenção dessa receita foi Leif Elisson, que buscava uma forma de preparar as batatas de maneira diferente e mais sofisticada. O prato foi batizado com o nome do hotel onde foi criado e logo se tornou um sucesso entre os clientes.

Hasselback Potatoes ou Batatas Hasselback

Ingredientes

 3 Batatas médias

 2 colheres Manteiga ou margarina derretida

 Azeite à gosto

 Pimenta calabresa à gosto

 Sal à gosto

Lembrando que você pode adicionar os temperinhos de seu gosto na receita.

Modo de preparo

1. Lave e seque as batatas.

2. Tirar a casca é opcional.

5. Coloque cada batata sobre uma colher de pau, ou perfure com 1 palito de madeira na base e faça cortes, fatiados finamente sem cortar a base da batata.

6. Com um pincel, esparrame a manteiga por toda a batata, e tempere com o sal fatia por fatia.

7. Finalize com uma pitada de pimenta calabresa.

8. Em uma forma espalhe o azeite, coloque as batatas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C 30 min verifique se estão assadas e macias por dentro, se não deixe um pouco mais no forno.

9. Finalize com manteiga, para dar aquele brilho e pronto, só se deliciar e se quiser acrescente o que estiver à seu gosto, eu adicionei um queijo ralado no final, ficou maravilhoso.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias