Home / MCE- Mente, Corpo e Espírito

MCE- MENTE, CORPO E ESPÍRITO

Como ter uma mente mais saudável?

Por isso, a força de vontade e a dedicação em buscar hábitos saudáveis são primordiais para o bom andamento da mente

Reprodução Reprodução

Ter uma mente saudável traz inúmeros benefícios para a vida, como um bom convívio social, nos âmbitos familiares e profissionais. Quando vivemos em um mundo com dias longos, a ansiedade e o estresse habitual nos impulsionam para o desânimo. Por isso, a força de vontade e a dedicação em buscar hábitos saudáveis são primordiais para o bom andamento da mente.

1- Tem uma alimentação saudável

Confira quais são os hábitos de uma mente saudável

O primeiro passo para começar ter uma mente saudável é iniciar uma boa alimentação. A carência de alguns nutrientes pode impactar diretamente no processo de desenvolvimento e manutenção das funções cerebrais. Dessa forma, escolher alguns alimentos ricos em vitaminas e proteínas é fundamental.

O abacate, por exemplo, possui antioxidantes, que contribuem para o bom envelhecimento, além de conter ômega 3, responsável pelo combate contra o desgaste cerebral. No mesmo sentido, o brócolis, também possui nutrientes bons para cultivar a memória eficiente, por isso observe sempre quais são os alimentos benéficos para o cérebro. Cuide bem da sua mente.

2- Praticar exercícios físicos e mentais para uma mente saudável

Confira quais são os hábitos de uma mente saudável

Procure sempre praticar exercícios com benefícios para a sua mente. O indicado é brincar com jogos da memória e de raciocínio, como quebra-cabeças e testes lógicos. Essa prática ajuda a manter os neurônios saudáveis.

Entre outros pontos importantes estão os exercícios físicos, que contribuem para um funcionamento mental efetivo. O papel do cérebro é comandar os movimentos, enviando estímulos aos músculos, que executam as tarefas. Esse é um ótimo hábito para uma mente saudável.

3- Mente saudável por Saber controlar as emoções e manter os pensamentos positivos

Confira quais são os hábitos de uma mente saudável

A chave para se ter uma vida menos estressante está no conhecimento de suas emoções. Enquanto o autoconhecimento aumenta, o controle emocional também. O importante é saber lidar com as frustrações e insucessos da vida, tendo consciência de que o ser humano não tem controle sobre todas as coisas. E em muitos casos não há como mudar as situações.

Nesse sentido, aceitar o resultado inesperado é o modo mais eficaz de enfrentar as intempéries da vida. Mantenha o pensamento positivo para administrar com mais sabedoria as circunstâncias inesperadas.

4- Vive momentos de lazer

Sair da rotina também é válido para manter uma mente saudável, aproveitar a vida e distrair-se dos problemas habituais. Passar momentos juntos aos familiares e amigos, dar aquela gargalhada gostosa, se divertir, aumentar a qualidade de vida, faz com que se vivam novas experiências, desenvolvendo novos interesses e habilidades.

Outra vantagem de viver bons períodos de lazer é o aumento da expectativa de vida, ou seja, a possibilidade de se viver longos anos se torna real.

5- Cuida da noite de sono

dormindo bem

O respeito ao limite do seu corpo é algo essencial, se você quer tornar os seus hábitos saudáveis. Quando a noite de sono é boa, o metabolismo agradece, porque o humor fica melhor, o sistema imunológico passa a ficar fortalecido, controla o apetite e entre outros. O ser humano passa um terço da vida dormindo e durante esse período o cérebro tem um movimento intenso, para se preparar para o dia seguinte.

Por exemplo, é durante o sono que o cérebro toma decisões, aquelas mesmas que por muitas vezes escolhemos no automático durante nosso cotidiano. Ele ainda cria e consolida memórias, fazendo conexões criativas, eliminando toxinas e aprendendo e se lembrando de atividades motoras.

6- Evita o uso excessivo do celular

O tempo que você passa na frente da tela do celular pode colaborar com o sentimento de improdutividade, aumentando a procrastinação. Outro ponto prejudicial é o sentimento de inferioridade obtido, quando outras pessoas expõem uma vida “perfeita” nas redes sociais, ao passo que você está cheio de problemas e situações “imperfeitas” na sua vida.

Por isso, é muito importante delimitar tempo diário no celular, desativar as notificações, com intuito de não desperdiçar tempo e nem o espaço do cérebro para informações desnecessárias, quando estiver em um trabalho que necessita de uma atenção.

7- Organiza seu cotidiano

organização

Agora, para quem tem uma rotina agitada e cheia de compromissos no cotidiano, organizar uma agenda para designar, o tempo de cada atividade é válido. Dessa forma, a gestão do tempo se torna eficiente e as pessoas não ficam sobrecarregadas.

Uma das vantagens é justamente fazer o ajuste dos prazos de algumas tarefas, trazendo um certo controle sobre elas. Quando atingimos o objetivo, o nosso cérebro entende que aquela atividade está cumprida e a partir disso, cria-se um sentimento de satisfação.

8- Diz não a procrastinação

Sabe aquela atividade que te dá preguiça de realizar, a vontade é de adiar, não é mesmo? É exatamente isso que é procrastinação, ficar deixando para depois e no final das contas demorar um tempo absurdo para fazer algo que seria finalizado rapidamente.

Esse costume horrível pode levar a problemas como ansiedade e também a um sentimento de improdutividade. Uma das dicas é dividir a tarefa em vários passos e cumprir essas etapas a cada dia para poder sentir que o dever foi cumprido.

9- Aproveita a sua própria companhia

Confira quais são os hábitos de uma mente saudável

Quando você está sozinho é possível colocar os seus pensamentos em dia, expressando e processando as suas ideias, amadurecendo projetos pessoais e objetivos. Apesar do ser humano ter um lado sociável e gosta pouco de ficar isolado, é extremamente importante as pessoas saberem como aproveitar suas próprias companhias.

Na verdade, isso denuncia a plenitude da pessoa, ou seja, se ela aproveitar ao máximo sua própria companhia, a boa relação interpessoal será uma consequência. Aproveite você mesmo!

10- Conversa sobre os seus sentimentos

Confira quais são os hábitos de uma mente saudável

Conversar sobre os seus sentimentos com alguém confiável é sempre bom, principalmente se esses sentimentos forem ruins. Isso acontece, porque o seu metabolismo já trabalha para reprimir isso, ocasionando um impacto negativo sobre o seu cérebro, isso faz com que o seu sistema imunológico fique fraco, o tornando assim mais suscetível a doenças.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias