Home / MCE- Mente, Corpo e Espírito

MCE- MENTE, CORPO E ESPÍRITO

Você tem dificuldade em perdoar?

Quando não conseguimos liberar o perdão nós adoecemos

Divulgação Divulgação

Perdoar é difícil pois remete sempre a algo que aconteceu que trouxe mágoa.

E quando a pessoa pensa em perdoar ela geralmente tem o pensamento de que ao perdoar, ela estará beneficiando aquele que a magoou, ou que estará concordando com o mal que fizeram à ela.

Na verdade o maior beneficiado é para quem perdoa.

Quando não conseguimos liberar o perdão nós adoecemos.

Já existem vários estudos que comprovam doenças decorrentes da falta do perdão, como problemas cardíacos, úlceras, depressão, nódulos e até mesmo tumores.

O primeiro perdão que deve ser trabalhado é para a pessoa que tem dificuldade em perdoar. Sendo assim ela deve perdoá-la pela dificuldade em perdoar o outro.

Quanto ao auto perdão é ainda mais complicado pois a dificuldade vem também em reconhecer que errou. Ninguém gosta disso. Porém é necessário se perdoar pra que a pessoa não viva estagnada na culpa e auto punição, que também trará doenças.

Alguns passos para praticar o auto perdão pra você que tem essa dificuldade:

Primeiro passo; identificar a causa. "Por que machuquei quem amo? Por que fiz isso?" Saber o motivo te possibilita mudar o padrão de comportamento.

O próximo passo: Praticar a autorresponsabilidade, pois a tendência é sempre culpar o outro. Então pensar: " Errei? Ok. Tem como corrigir o erro?

Se não tiver, se questione: "Como posso fazer numa situação futura semelhante? Qual atitude diferente posso ter?"

Se você analisar que tem correção, o faça. Isso é praticar a autorresponsabilidade.

E por fim, respeite seus pontos fracos, se respeite como uma pessoa com defeitos, e procure melhorar. Mas nunca busque pela perfeição, pois ela não existe.

Cada erro é circunstâncias ruins da nossa vida deve servir de aprendizado e nunca como uma prisão. Não devemos passar anos culpando e se culpando, pois isso é viver ancorado na mágoa, raiva, rancor, e impossibilita o prazer da vida.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias