Home / O prazer é todo seu

O PRAZER É TODO SEU

Mulher é fogão a lenha e homem é fogão a gás!

Você também é uma das pessoas que acredita nessa frase?

Imagem ilustrativa da imagem Mulher é fogão a lenha e homem é fogão a gás!

Vira e mexe escuto essa frase no consultório, na internet ou nos lugares por onde vou.

Quantas vezes ouvimos frases que vão entrando na nossa cabeça e nas nossas vidas sem questionarmos se são verdadeiras ou não? E os mitos são exatamente isso, verdades que acreditamos sem questionarmos. Eles passam de geração em geração e ganham força!

A sexualidade dos homens sempre foi mais valorizada que a das mulheres. Enquanto os homens eram incentivados a viverem livremente sua sexualidade, as mulheres eram reprimidas e cobradas a se manterem virgens até o casamento. E continuamos falando de virgindade até hoje, sem questionarmos o real papel da virgindade e porquê a cobrança sempre foi apenas para as mulheres. As mulheres recebem uma educação bem mais repressora no que tange aos aspectos sexuais do que os homens.

Homens são ensinados e estimulados a pensarem em sexo desde cedo. Uma prova disso são os inúmeros grupos de WhatsApp masculinos, onde o assunto sexo e fotos de mulheres nuas ou seminuas costumam ser frequentes.

E nos grupos de WhatsApp feminino? Nesses grupos pouco se fala de sexo. É comum falar de moda, culinária, filhos, empreendedorismo, etc… Mas sexo? Dificilmente!

E além da mulher quase não falar de sexo, ainda jogam um balde de água fria, dizendo que as mulheres sempre demoram mais para se excitarem e por isso são fogão a lenha. E os homens, recentemente foram promovidos de fogão a gás para microondas. Sinceramente não sei porquê ganharam essa promoção. E fico até com pena deles, pois ser considerado um microondas não tem nada de valoroso e sim de muita cobrança.

E aí você pode me dizer, mas Dra., biologicamente a mulher precisa de um volume muito maior de sangue para encher a pelve e ficar excitada do que o volume que o homem precisa para encher o pênis. Você tem razão! Isso é verdade!

Só que o tamanho do recipiente não é o único fator que determina a velocidade de enchimento desse recipiente. Imagine que você tem um tanque de 100 litros. Você pode enche-lo de várias formas. Posso encher esse tanque com um copo, com um balde ou com uma mangueira. Dependendo do que eu vou usar para encher esse tanque, poderá demorar mais ou menos tempo. A mesma coisa acontece quando pensamos na excitação feminina ou masculina. Homens e mulheres podem se excitar rápido ou lentamente dependendo do estímulo que estão recebendo e a forma como percebem esse estímulo. Se for um estímulo que você gosta, essa excitação será muito mais rápida. Além do estímulo adequado, outros fatores podem interferir na velocidade dessa excitação como qualidade do relacionamento, conexão com o outro e com o momento, distrações, uso de medicamentos que retardam a excitação ou diminuem o desejo, dificuldade das mulheres em perceberem as respostas corporais aos diferentes estímulos eróticos.


		Mulher é fogão a lenha e homem é fogão a gás!
Fonte: Reprodução

A grande maioria das mulheres não conhece o próprio corpo, não sabe o que gosta na hora do sexo e não para pra pensar sobre isso. Mulheres ainda têm medo de tocarem o próprio corpo para se conhecerem, não olham a região íntima no espelho ou olham e acham feia essa região, estabelecendo uma relação ruim com o próprio corpo e sua sexualidade.

Outra frase intimamente ligada a de que a “mulher é fogão a lenha” é a frase “mulheres precisam ser ligadas desde cedo para funcionarem à noite”. Outro dia me deparei com um relato interessante de um casal sobre essa história de começar a ligar a mulher desde cedo. A esposa reclamou que sentia falta do marido fazer elogios para ela e ser carinhoso desde o início do dia. O marido retrucou dizendo que mandava mensagens para ela no celular desde cedo, com a finalidade de aquecer para mais tarde. Porém o conteúdo erótico que ele enviava não a agradava. Ela se sentia incomodada com vídeos ou fotos enviadas por ele no WhatsApp. O que funcionava para ela era receber elogios. Você já perguntou para sua parceria sobre o que ela gosta?

A dificuldade na comunicação entre os casais, principalmente nos assuntos relacionados à sexualidade é um dos grandes fatores responsáveis por distanciamento do casal, brigas e separações. E há também quem se mantenha por uma vida em relacionamentos infelizes. Gente que não tem coragem de falar que está ruim e vai desenvolver outras doenças, pois aquilo que a boca não fala, o corpo fala!


		Mulher é fogão a lenha e homem é fogão a gás!
Fonte: Reprodução

Sexo não é uma corrida, onde precisamos chegar logo ao pódio. As pessoas têm ritmos diferentes e tudo bem! E aqui a palavra “pessoa” é proposital, pois mais do que pensar nas diferenças biológicas entre homens e mulheres, precisamos pensar nas diferenças individuais, que vão muito além do gênero.

Algumas reflexões importantes:

1- Pare e pense: Como você quer a sua vida sexual?

2- O que você tem feito para chegar lá? Não só chegar para chegar ao orgasmo, mas para viver o prazer que você deseja e merece!

3- O que você aprendeu sobre sexo durante toda a sua vida? Esse aprendizado tem funcionado e te proporcionado uma vida sexual prazerosa? Você está disposto(a) a aprender mais sobre a sua sexualidade?

4- Que pensamentos você tem mandado para o seu cérebro na hora H? Você acredita que é esse fogão a lenha que demora funcionar? Ou o tão microondas que funciona ligeiro? Esses pensamentos estão na sua mente?

Se as mulheres ficarem simplesmente esperando que os homens as liguem ou sejam responsáveis por acender essa lenha, estarão mais uma vez abdicando do seu prazer e transferindo toda a responsabilidade para a parceria. O fator biológico não é o mais importante na velocidade da excitação. Não somos só “biologia”. Somos seres biopsicossocioculturais.


		Mulher é fogão a lenha e homem é fogão a gás!
Fonte: Arquivo Pessoal/Joice Lima

Autoconhecimento, conversas sinceras e assertivas sobre o que cada um gosta são fundamentais e muito importantes. Cada um deve assumir a responsabilidade pelo próprio prazer. O outro pode apenas facilitar o meu prazer. E se outro tiver o mapa que eu já construí sobre mim mesma e da minha sexualidade, será muito mais fácil chegar a esse lugar maravilhoso de desfrutar nossa sexualidade com saúde e muito prazer!!!

Afinal, o prazer é todo seu!

Eu adoraria ouvir sua opinião sobre esse assunto. Entre em contato comigo pelo @drajoicelima

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias