Home / Odonto Destaque

ODONTO DESTAQUE

Conheça as doenças gengivais

Depois da cárie a doença periodontal é a de maior prevalência

Reprodução Reprodução

Acredita-se que mais de 50% da população mundial apresenta algum tipo de doença associada à cavidade oral e que, depois da doença cárie, a doença periodontal é a de maior prevalência.

Mas o que é a gengiva?

É um tecido mole que recobre os ossos que sustentam os dentes, falando de uma maneira simples. Antes de mais nada, como identificamos uma gengiva saudável? A gengiva deverá apresentar uma coloração mais rosada ou coral, com aspecto de casca de laranja quando vista de perto. Não deve sangrar, apresentar inchaço, nem apresentar sintomatologia dolorosa, assim como não deve gerar alteração no hálito.

Quais são as principais doenças da gengiva?

Gengivite: Inflamação da gengiva em fase inicial, gerando alteração de cor e sangramento. Formada pelo acúmulo de placa bacteriana, normalmente causada por má escovação.

Periodontite: Estágio avançado da gengivite não tratada ou não tratada adequadamente. Nesta fase, já ocorre a degradação óssea ao redor do dente. Pode se apresentar de forma moderada, onde o quadro é reversível e apresenta a perda óssea como característica, e também já no quadro avançado, onde os dentes podem amolecer e até serem perdidos.

A doença periodontal é uma doença crônica que precisa de cuidados periódicos no consultório para que não evolua para quadros mais graves. Normalmente inicia-se com uma limpeza básica; muitos casos necessitam raspagens ósseas com ou sem cirurgia. Em casos mais graves, serão necessárias extrações e enxertos.

O profissional habilitado a tratar essa doença é o periodontista, sendo importantíssimo salientar que este profissional capacitado deve ser procurado, e não o clínico geral. Porém, muita coisa pode ser evitada por cuidados básicos de higiene bucal: escovação, fio dental e enxaguatório bucal. Muitos precisarão de pastas, escovas e enxaguatórios especiais para controlar a doença, fazendo uma higiene adequada.

Pastas: Paradontax, Bexident, Climpo 5000, Colgate Total 12 Gengiva Reforçada, Sensodine Proteção Dupla para Sangramento e Sensibilidade, Oral B Duplo Alívio de Sensibilidade, Detox e Detox Total Defense, Deep Clean.

Enxaguatórios: Periogard, Oral B sem flúor, Listerine, Curaprox Perio Plus. Escovas macias e interdentais em caso de perdas ósseas.

A doença periodontal é também uma doença genética, o que deve gerar uma atenção redobrada. Como toda doença crônica, 50% do cuidado cabe ao paciente. Ela prejudica a saúde, a estética e mutila. Todas essas informações fazem de você um privilegiado na prevenção e tratamento da doença. Façamos juntos o nosso trabalho: dentista/paciente

Daniella Mendonça é cirurgiã dentista, especialista em prótese e reabilitação oral e atuante na área de harmonização orofacial. CRO 5473

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias