Home / Português, redação e um café para acompanhar

Renato Dering

Sem preconceito linguístico, afinal cada lugar fala de um jeito!

Para ampliar, cada qual fala de um jeito também!

Instituto Dering Educacional Instituto Dering Educacional

A extensão geográfica do Brasil faz que nossa cultura se diferencie em diversos aspectos e, claro, com a nossa língua não seria diferente. Devido aos vários fatores, a maneira como falamos, bem como o vocabulário pode apresentar mudanças significativas: a isso, dá-se o nome de variações linguísticas.

As variações ou variedades linguísticas são as mudanças que a língua sofre devido a circunstâncias múltiplas, como as localidades geográficas, como já disse, mas também por conta da idade, gênero, nível de escolaridade e tantos outros aspectos sociais e culturais.

Ocorre, no entanto, que por um preciosismo gramatical, isto é, colocar a gramática normativa escrita em um pedestal, endeusamos uma fala (bem como uma escrita) que, na prática do dia a dia, não existe... ao menos como se esperam. Ninguém fala como prevê a gramática e nem deve!

A norma padrão da língua existe para, como o nome já anuncia, padronizar a comunicação, mas não toda ela, como as pessoas promulgam e defendem por aí. A verdade é que esta norma se usa em determinados contextos. Isso mesmo! A padronização da língua existe para a comunicação em contextos específicos.

Evidentemente que é preciso um cuidado com desvios gramaticais, pois, na sociedade em que vivemos, conhecer as normas da língua é essencial, mas, no cotidiano, a língua é viva. Por assim ser, ela se manifesta das diversas formas e todos correm o risco de cometer esses deslizes, não é mesmo?

Então você está dizendo que é “certo” falar “errado”? Se você entendeu isso, releia o texto mais uma vez. A questão aqui é compreender que há contextos de uso da língua e eles podem variar linguisticamente, mas conhecer e dominar a norma padrão também é importante.

Quer conhecer mais sobre a Língua Portuguesa e discussões educacionais? Conheça os cursos do Instituto Dering e aprofunde mais nessas estratégias para a escrita e debates sobre educação!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias