Home / SaudavelMente

SAUDAVELMENTE

Alimentação Saudável: vamos esclarecer alguns mitos?

Nenhum alimento isolado tem propriedade de engordar ou emagrecer

Reprodução Reprodução

Quando o assunto é alimentação, muitos se denominam "experts" no assunto e acabam disseminando informações que nem sempre são verdadeiras ou não possuem embasamento científico!

Por isso, irei esclarecer alguns mitos quando o assunto envolve alimentação saudável!

MITO 1: Existem alguns alimentos que emagrecem

Nenhum alimento isoladamente tem propriedade de emagrecer ou engordar ! O que precisamos entender é que para emagrecer precisa existir um balanço energético negativo, ou seja, ingerir menos calorias que o gasto calórico diário ou aumentar a intensidade da atividade física ou até mesmo associar os dois.

MITO 2: Perder peso na balança = emagrecer

Nem sempre a perda de dígitos na balança significa emagrecer! Isso pode soar estranho, mas somente emagrecemos quando perdemos gordura corporal! Se os dígitos reduzem, mas o indivíduo está perdendo massa muscular , ele não está emagrecendo! Portanto, para uma avaliação mais precisa, deve-se sempre associar o peso com a avaliação do percentual de gordura corporal!

MITO 3: Pão e arroz engordam!

Como esclarecido no Mito 1, nenhum alimento isolado tem propriedade de engordar! A quantidade do que se come associado ao gasto calórico diário é que define se o indivíduo engorda / emagrece ou mantém o peso! Claro que, de uma forma mais minuciosa, a carga glicêmica e o índice glicêmico do alimento podem favorecer maiores picos de glicose e consequente estímulo para liberação de insulina o que, de forma frequente, poderia sim dificultar a perda de gordura do indivíduo. Para isso, oriento sempre a preferência pelas versões integrais desses alimentos pois, com maior teor de fibra, acabam liberando mais lentamente a glicose no sangue e estimula picos menores de insulina Mas, a combinação desses alimentos com algumas estratégias na alimentação, como por exemplo associando com gorduras boas e/ou proteína, favorece o manejo dessa carga glicêmica! Portanto, não precisa haver terrorismo nutricional com o pão e arroz, desde que inseridos em quantidades adequadas e associados à gorduras boas e/ou proteína.

MITO 4: Trocar o pão pela tapioca é mais saudável!

Esse mito surgiu quando começaram a colocar o glúten como vilão (já que a tapioca é um alimento sem glúten) ! Mas é importante esclarecer que o glúten somente é prejudicial para aqueles que possuem alguma sensibilidade ou alergia ao mesmo. Na maior parte das vezes, a quantidade de goma/polvilho que se utiliza para preparar uma tapioca acaba ficando bem mais calórica que um pãozinho francês de 50 g que possui em torno de 140 kcal

MITO 5: Existe o "Dia do Lixo?"

Esse termo é utilizado como um dia em que a pessoa tira para comer tudo o que quiser,quando está fazendo uma dieta de restrição. As pessoas acabam compensando toda a restrição da semana em um único dia. Porém, a ingestão calórica pode chegar a valores muito altos e o indivíduo pode acabar recuperando todo o peso perdido durante a semana! Como nutricionista, prefiro orientar a Regra do 80/20, ou seja, comendo corretamente 80% das vezes é possível permitir 20% de exceções com moderação! Esses 20% seriam refeições livres do plano alimentar proposto, que não impactariam em uma ingestão calórica excessiva. Quem come pouco, come de tudo um pouco!

Tenha uma SaudávelMente! @laisbittencourt_nut

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias