Home / SaudavelMente

SAUDAVELMENTE

Como viver mais e com saúde?

A alimentação, equilibrada e saudável, pode prevenir o aparecimento de diversas doenças e garantir maior qualidade de vida e longevidade

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Você sabia que, com o passar dos anos, o nosso corpo tem uma redução na proporção dos ossos, massa magra e água, gerando alteração das funções orgânicas e nos tornando mais suscetíveis à doenças?

A alimentação, equilibrada e saudável, pode prevenir o aparecimento de diversas doenças e garantir maior qualidade de vida e longevidade! Sendo assim, eu preparei 10 orientações que considero essenciais para quem deseja chegar na terceira idade esbanjando saúde e bem estar:

1) PLANEJE SUAS REFEIÇÕES: isso garante o acesso a alimentos mais saudáveis; evita desperdício (porque o planejamento das quantidades pode ser feito para a semana); reduz gastos (porque comer fora ou pedir comida acaba ficando bem mais caro) e, otimiza tempo (se nós já deixamos vegetais e frutas higienizados para a semana e, por exemplo, porções de carnes prontas congeladas para o preparo de lanches rápidos.

2) CUIDADO COM DIETAS DA MODA E DIETAS RESTRITIVAS: dietas ou restrições feitas sem acompanhamento até geram perda de peso, no entanto, a ausência da terapia de manutenção do peso causa, na maioria das vezes, um reganho de peso, trazendo efeitos psicológicos negativos, auto-estima prejudicada e menor aderência à próxima dieta ! Portanto, o processo de reeducação alimentar, dá autonomia para o indivíduo conseguir resultado e sustentá-lo pelo resto da vida, através de escolhas equilibradas e adaptadas para a realidade individual!

3) CONSUMA 3 PORÇÕES DE FRUTAS E LEGUMES DIARIAMENTE: esse grupo é o responsável por nos fornecer vitaminas, fibras e minerais e, suas funções vão desde o funcionamento saudável do intestino até o fortalecimento do nosso sistema de defesa (imunológico)!

4) ATENÇÃO PARA O GRUPO DAS PROTEÍNAS: a nossa tendência é sempre pelo grupo dos carboidratos! No entanto, o grupo das proteínas, composto por leite e derivados, carnes, peixes, frango, ovos, além de proteínas de origem vegetal (como grão de bico, soja, lentilha, etc), é muito importante devido à sua função construtora (cicatrização, formação de músculo, estrutura dos anticorpos...). Então, é preciso estar atento para incluir esse grupo em praticamente todas as refeições do dia, visando manter ou aumentar a massa magra que, com o passar do tempo vai sendo perdida.

5) EVITE O EXCESSO DE AÇÚCAR: o açúcar é o principal vilão para o desenvolvimento de obesidade, diabetes tipo 2, gordura no fígado, problemas cardíacos e até câncer. Estudos recentes, tem trazido evidências da associação com doenças neurodegenerativas (devido à uma incapacidade do cérebro de eliminar detritos neuronais, no quadro de resistência insulínica gerado pelo consumo excessivo de açúcar), podendo trazer condições devastadores para a saúde mental.

6) ATENÇÃO PARA A HIDRATAÇÃO: a água garante o transporte de nutrientes às nossas células, é essencial nos processos de digestão e circulação, participa da eliminação de toxinas e reflete até na nossa atenção e memória! Portanto, não se deve esperar ter sede para beber água!

7) MODERE NO CONSUMO DE ÁLCOOL: o consumo excessivo de álcool pode contribuir para o desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares, aumenta o risco de câncer de fígado, boca e esôfago e de cirrose hepática. O segredo está no equilíbrio e consumo de forma moderada!

8) EVITE O EXCESSO DE SAL: o sal, principal fonte de sódio, é o principal vilão para o desenvolvimento de Hipertensão Arterial! Temperos como ervas finas, pimenta, alho, salsinha/cebolinha e cebola podem ser usados para dar sabor aos alimentos e, reduzir a proporção de sal adicionado no preparo dos alimentos!

9) INVISTA NUM SONO DE QUALIDADE: um sono reparador favorece adequada produção de hormônios; modula o estresse (cortisol); ajuda na memória, no controle do apetite e até no fortalecimento do sistema imunológico !

10) PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE: o exercício é fundamental para aumento de massa muscular, manutenção de massa óssea, redução do percentual de gordura, aumento do bem estar e qualidade do sono e melhora o funcionamento do intestino! Escolha uma atividade física que seja prazerosa para você!

Tenha uma SaudávelMente! @laisbittencourt_nut

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias