Home / Vaidosa Sim

VAIDOSA SIM

Páscoa, época de muito chocolate e também das terríveis espinhas

Vamos falar um pouco sobre como evitar acne após a Páscoa

Reprodução Reprodução

Para você que pretende se esbaldar no chocolate durante a Páscoa, vale a pena ler até o final, as dicas para evitar o aparecimento de acne após esse período.

Mas afinal, porque chocolate acaba gerando tanta acne e oleosidade na nossa pele?

Acontece porque a maioria dos chocolates que consumimos é rico em açúcar e gordura hidrogenada, alimentos que afetam diretamente o índice glicêmico (quantidade elevada de açúcar) e a produção de sebo pelas glândulas sebáceas na pele e, consequentemente, potencializam o surgimento das temidas espinhas.

Porém existem alguns tipos de chocolate que são conhecidos como amargo e meio amargo, ou seja, chocolates que possuem 70% ou mais de cacau em sua composição. Para evitar as espinhas, o ideal é optar por essas outras alternativas no lugar do chocolate ao leite. E tem mais, a fruta cacau tem poder antioxidante e anti-inflamatório e, portanto, melhora a acne, se consumida na versão mais pura.

Outro fator determinante também é a quantidade que é consumida, então se o consumo de chocolate, mesmo os chocolates ao leite, se for feito com moderação não irá interferir na qualidade da pele. Vale ressaltar que não estamos desencorajando manter uma tradição brasileira de comemoração com ovos de chocolate no domingo de Páscoa, muito pelo contrário!

Se você tem um tipo de pele mais oleosa, história de aparecimento de acne na adolescência ou vida adulta, ou mesmo acne de aparecimento esporádico, esse perfil deve tomar mais cuidado com a pele durante a Páscoa. Vamos lá para algumas dicas do que fazer:

* Optar pelo chocolate 70%;

* Após o consumo do chocolate beba muita água;

* Use produtos hidratantes faciais a base de sérum;

* Protetor solar e sabonete facial anti oleosidade;

* Esfolie a pele duas vezes por semana para retirar as células mortas;

* Cremes a base de ácido salicílico ou ácido azelaico;

* Caso apareça uma espinha ou um cravo, nunca esprema.

Se não melhorar os sintomas não deixe de procurar o seu médico de confiança para realizar o tratamento adequado, lembrar que acne tem diversas causas e muitas delas precisam ser investigadas.

Uma Feliz Páscoa a todos!

Att.

Dra Emanuella

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias