Home / Brasil

Google

189º Aniversário de José Alvares de Azevedo

Patrono da educação de cegos no Brasil

A homenagem deste sábado (8), no Doodle do Google, o aniversário de 189 anos José Álvares de Azevedo. Conhecido como o patrono da Educação dos Cegos no Brasil, ele foi responsável por criar a primeira escola para cegos do país. Por conta de suas contribuições na inclusão de pessoas com deficiência, a data de seu aniversário foi declarada como Dia Nacional do Braille.

Quem acessar o buscador hoje, terá a oportunidade de visualizar a homenagem.

Quem foi José Álvares de Azevedo?

José Azevedo nasceu cego, em 1834, no Rio de Janeiro, com uma inteligência acima da média e também muito curioso, desenvolveu o hábito de investigar tudo ao seu redor, aumentando assim seu conhecimento e experiências no mundo ao seu redor pelo tato. Quando tinha 10 anos, sua família o enviou para estudar na única escola especializada na educação de cegos que havia no mundo naquela época - o Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris.

Quando retornou ao Brasil em 1850, após finalizar seus estudos, tinha em mente um ideal: disseminar esse sistema a todos os cegos que conseguisse, com a criação de uma escola semelhante àquela que havia tido o privilégio de frequentar.

Começou então, a fazer palestras e a escrever e publicar artigos sobre a importância do braille para a educação dos cegos brasileiros até que conseguiu recursos para abrir a primeira escola para cegos do país, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos - hoje, Instituto Benjamin Constant, situado na cidade do Rio de Janeiro. O instituto é um centro de referência para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias