2016 – O ano da resiliência
Redação DM
Publicado em 29 de dezembro de 2015 às 23:11 | Atualizado há 11 anosChegamos ao fim de mais um ano, e que ano! 2015 retratou o início dos nossos piores problemas. Além de todo o rombo nas contas públicas, a retração da economia, alta do custo de vida em função da inflação, aumento do desemprego e queda da atividade industrial e econômica, o governo sangrou boa por boa parte do ano, ao sofrer um iminente porém constitucional processo de impeachment. Totalmente perdidos e sem base de apoio no combalido Congresso Nacional, nossos governantes não são capazes de executar uma agenda positiva nesse país. Se espera sempre com angústia e indignação mais uma etapa da moralizante operação Lava jato.
A esperança quase inexiste, e para sair da crise e ser bem sucedido em 2016, tanto na vida pessoal quanto profissional, precisamos de autoconhecimento. Saber nossas limitações, desafios, nossas próprias forças e usá-las produtivamente. Apesar das noticias ruins precisamos de ter fé, automotivação e uma atitude positiva; saber lidar com nossas emoções, stress e os reveses da vida. Ter empatia e perceber os sentimentos do próximo, ouvir e entender o ponto de vista alheio nos tornarão mais humanos, otimistas e solidários. Ter habilidade no convívio social e relacionamento interpessoal nos farão dialogar mais e melhor, na busca de saídas para nossas crises e dificuldades. São esses os principais desafios para aqueles que querem ter um 2016 melhor e mais favorável.
Um dos primeiros passos para adquirir essas habilidades, seria desenvolver a resiliência. Sim, essa vai ser uma das atitudes mais assertivas a serem tomadas no atual cenário de crises de recessão econômica que estamos enfrentando. Mas o que é resiliência? É a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação crítica. Segundo o dicionário, é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão. A definição mais adequada se contemporizarmos com nosso momento, seria transformar toda energia negativa de nossos problemas em soluções criativas. O brasileiro é considerado mundialmente como um povo persistente e inovador. Que 2016 seja um ano de superação e resiliência a todos nós. Que a esperança ainda que pareça distante, possa renascer em nós vencendo o medo e as incertezas. Só depende de nós!
(Fernando Henrique Freire Machado, gerente de suprimentos da Metrobus, pós-graduado em Marketing e Gestão de pessoas – secretário geral do PHS Goiânia)