Home / Brasil

BRASIL

McDonald’s e outros 419 estabelecimentos são autuados por trabalho infantil

O Ministro da Economia divulgou uma lista com 420 estabelecimentos autuados por manter crianças e adolescentes trabalhando em situação irregular, somente em 2019.

Entre os autuados estão o franqueado master do McDonald’s, a Arcos Dourados Comércio de Alimentos LTDA; Cinco times de futebol ; 10 prefeituras entre outros.

De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI),mostram que o estado com o maior número de casos é São Paulo, com 60 ocorrências. Logo depois estão Minas Gerais (54) Mato Grosso do Sul (54).

Entre as irregularidades apontadas estão a de “manter em serviço trabalhador com idade inferior a 16 anos” e a de trabalhos que não permitem que o adolescente estude ou até mesmo que o exponham a algum tipo de risco.

Dos clubes esportivos, destaca-se o Náutico, que recebeu duas autuações. Além do time pernambucano, o Avaí, Figueirense (SC), Bahia de Feira (BA) e Jacuipense (BA). Entre os municípios, sete estão na Bahia. Os outros três estão em Sergipe, Roraima e Pernambuco.

As irregularidades com o McDonald’s aconteceram em Minas Gerais e na Bahia. A Arcos Dourados disse não comentar ações em andamento. “De qualquer forma, a empresa enfatiza que cumpre rigorosamente a legislação trabalhista.” Os outros clubes ainda não se manifestaram.

Com informações da Metrópoles

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias