Home / Brasil

BRASIL

Deputada Carla Zambelli faz afirmações sobre a saída de Valeixo da PF

Nesta quarta-feira (14), a deputada federal Carla Zambelli (PSL) afirmou durante um depoimento que Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da Polícia Federal, havia informado a ela o pedido de demissão no dia 23 de abril e revelado que Sérgio Moro, ainda como ministro da Justiça e Segurança Pública recusou a solicitação.

De acordo com ela, na conversa que ocorreu pouco antes da demissão do ex-diretor, ele também havia dito que o delegado Alexandre Ramagem era um bom nome para sua sucessão e que seria feita uma transição do cargo. Maurício Valeixo, no entanto declarou em seu depoimento que não pediu demissão da função.

Para Zambelli, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não confiava em Maurício Valeixo. A demissão dele culminou na saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, devido à tentativa de interferência de Bolsonaro na polícia.

A deputada federal relatou durante o depoimento que teve uma conversa com Sérgio Moro na véspera da demissão, onde disse que trabalharia pela indicação dele para a vaga que seria aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), para o lugar do ministro Celso de Mello, em virtude de sua aposentadoria.

Para ela a perspectiva de Moro ser indicado ao STF era o "caminho natural" do ex-ministro. Embora ela afirme que não conversou com o presidente sobre a possibilidade de Moro aceitar a substituição de Valeixo em contrapartida da vaga no Supremo, a deputada disse que conversou com o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e com Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo, sobre o possível ser feito para que Moro permanecesse no posto.

*Com informações do Terra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias