Home / Brasil

BRASIL

Instagram coloca “alerta de fake news” em postagem feita por Bolsonaro

Na noite de segunda-feira (11), o presidente da República, Jair Bolsonaro, compartilhou informações falsas sobre o número de mortes por covid-19 no Ceará. A publicação em questão, diz que o número de mortes por doenças respiratórias no Ceará diminuiu neste ano, o que é falso. "Algo muito estranho no ar", acrescentou o ex-militar.

No entanto, de acordo com a Agência Lupa, a informação não procede e não condiz com a realidade. O story foi ocultado, mas ainda é possível vê-la mediante a um alerta sobre a fake news.

A agência mostrou que, ao contrário do que foi publicado pelo presidente, os números sofreram aumento: 2.808 óbitos por doenças respiratórias no estado entre 16 de março e 10 de maio de 2019 e 3.217 no mesmo período deste ano. Ou seja, ao menos 409 casos a mais em comparação ao ano passado

"Falso. É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020", diz a justificativa apresentada pelos verificadores de fatos, que buscam diminuir a propagação de informações falsas.

Após checagem, Instagram coloca selo de que a informação é falsa. (Foto: Reprodução/Instagram)

O chefe do Executivo compartilhou a informação inicialmente postada pelo deputado estadual André Fernandes. Após repercussão, o deputado admitiu que cometeu um “erro não intencional”.

“Publiquei uma arte que continha a palavra "respiratórias", e isso causou confusão. Apesar de não ter sido um erro intencional, a imprensa tentou usar isso para atacar o Presidente pelo simples fato dele ter compartilhado no story. Canalhas, mil vezes canalhas!”, escreveu André.

Desde janeiro desse ano, o Instagram tem ocultado postagens com conteúdos não verídicos.

Essa não é a primeira vez que redes sociais reagem a fake news postadas por Bolsonaro. No último dia 29 de março, o Twitter deletou dois posts da conta do presidente por violação às normas da rede social.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias