Home / Brasil

BRASIL

Pernambuco adota medidas restritivas de isolamento social

O governo do Pernambuco, decretou quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir do sábado (16), com a prorrogação de 15 dias de duração. Esta medida vai causar restrições na circulação de pessoas e de veículos em todas as cinco cidades Anteriormente, a recomendação era que todos ficassem em casa (isolamento social).

Também foi determinado o uso obrigatório de máscaras. O governo estadual não vem utilizando o termo "lockdown", mas o decreto de quarentena proíbe que pessoas saiam de casa, saiam somente por necessidades básicas. Recife é a quarta capital do país a adotar proibição de circulação de pessoas, as demais são: Belém, São Luís e Fortaleza.

Medidas implementadas •Restrição de circulação de pessoas. •Rodízio de veículos. •Uso obrigatório de máscaras. •Higienização das ruas.

A capital pernambucana registrou mais de mil mortes e 13 mil casos confirmados de Covid-19. As cinco cidades do grande Recife foram escolhidas por representarem juntas 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do estado, segundo o governo. São Lourenço da Mata e Recife estão entre as cidades com maior número de mortes por coronavírus no país, segundo levantamento do G1 junto as Secretarias estaduais de saúde.

Segundo o governador Paulo Câmara (PSB) em pronunciamento ao justificar a adoção da quarentena. "Nos últimos dias, vimos o número de casos confirmados e de óbitos motivados pela Covid-19 praticamente dobrar em Pernambuco,[...] que possibilitaram a abertura, até agora, de quase 1.200 novos leitos em nossa rede de saúde, temos uma fila de espera por vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que já ultrapassa 200 pessoas", afirmou. A circulação de pessoas será controlada através de exigências de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída.

Projeções científicas

"Todas as projeções mostram que precisamos aumentar o isolamento social para evitar o crescimento ainda mais acelerado dos casos da doença. Por isso, a partir de amanhã [terça], inicialmente em caráter educativo, vamos implantar uma série de medidas e iniciar a fiscalização nos principais corredores viários para restringir a circulação de pessoas nesses cinco municípios", destacou o governador.

Os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias seguem funcionando normalmente. Para os demais municípios, permanecem em vigor as medidas previstas nós decretos anteriores do governo estadual.

O governo estadual vai implantar sistema de rodízio de veículos. Nos dias pares, podem circular aqueles cujas placas termina em número par. Nos dias ímpares, os com placa terminando em número ímpar. Estão excluídos do rodízio táxis e ônibus, além dos utilizados por profissionais da saúde, segurança, Defesa Civil e de uso oficial Também não serão excluídos no rodízio os serviços essenciais como abastecimento de água, gás, energia, Correios, imprensa, produtos alimentares, funerários, obras, coleta de lixo, guincho e ambulâncias.

Alerta

Vão ser implantados pontos de bloqueio nos cinco municípios, com recomendação para retorno e possível apreensão e remoção de veículos sem autorização para transitar. Toda população passa a ser obrigada a utilizar máscaras.

Caso pessoas sejam flagradas em estabelecimentos comerciais ou transporte público sem o equipamento de segurança, a empresa pode ser multada. O cidadão que circular em via pública sem máscara vai ser orientado a retornar para casa. As máscaras já eram exigidas para quem atuava em serviços essenciais, como o comércio, desde o dia 27 de abril.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias