Home / Brasil

BRASIL

Repercussão internacional da saída do ministro Nelson Teich

A repercussão da saída do cargo de ministro da Saúde Nelson Teich, nesta sexta-feira (15), foi estampada em grandes veículos de comunicação pelo mundo. A imprensa internacional repercutiu de forma negativa a saída abrupta do ministro, antes de completar um mês a frente da pasta, e em uma situação emergencial de pandemia pelo novo coronavírus.

Ele sucedeu Luis Henrique Mandetta, que foi demitido após desentendimento relacionados ao posicionamento da pasta sobre o enfrentamento da pandemia em desacordo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O afastamento do ministro ocorreu em uma semana em que o Brasil ultrapassou a França e Alemanha no número de casos infectados pelo novo coronavírus Sars-CoV-2. E foi repercutido de forma negativa pela imprensa internacional.

O jornal britânico "The Guardian", informou que: segundo ministro da Saúde renuncia no Brasil depois de menos de um mês no cargo". A BBC anunciou a saída do ministro Teich e lembrou que o Brasil é o país da América Latina mais atingido pela pandemia, com mais de 200 mil casos de infectados pelo novo coronavírus.

O jornal "Ele País" destaca que a demissão do ministro Teich acontece apenas um mês depois de tomar posse. Segundo "Ele País", o ministro ficou sem evidência durante esta semana após ter sido avisado do decreto presidencial que autorizava salões de beleza e academias a funcionar durante a pandemia, enquanto dava uma entrevista coletiva.

O jornal norte-americano "The New York Times" publicou que a saída de Teich foi marcada pelas divergências com o presidente Jair Bolsonaro, em relação a adoção de medidas de distanciamento social e lockdown. O "NYT" relembrou também que a decisão vem apenas um mês após a saída de Mandetta "pelos mesmos problemas". O jornal argentino"Clarin"destacou que Teich tinha " diferenças com o presidente" Jair Bolsonaro. O " Clarin" reforçou que o então ministro, assim como o seu antecessor Luis Henrique Mandetta, discordavam do presidente em relação às medidas de isolamento social para o combate ao coronavírus no Brasil.

O jornal português "Diário de Notícia" diz que o ministro Nelson Teich se demitiu após se sentir desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro. O "DM" reiterou que o Brasil terá um terceiro ministro para a pasta durante a pandemia e relembrou que Teich foi avisado pelos jornalistas, durante uma entrevista coletiva, sobre a decisão do governo brasileiro de ampliar a lista de profissões essenciais durante a crise da Covid-19, acrescentando academias, cabeleireiros e manicure, entre os serviços.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias