Home / Brasil

BRASIL

Gafe: ministro interino da Saúde confunde Porto Velho com o estado de Rondônia

Pazuello citou Porto Velho como estado, ao anunciar pretensos locais que iria visitar, nos próximos dias, para analisar as ocorrências do novo coronavírus no estado. Ainda frisou que a ida ao local será importante para "aprender algo que está acontecendo que está dando resultado".

"A ida ao Acre tem a ver com a compreensão de que estamos como Porto Velho, Acre ou Amapá, ainda podem estar numa fase diferente de outros estados. Vamos pessoalmente levar que temos de funcionar", afirmou. O ministro interino sustentou que triagens de brasileiros em locais diferentes do país são mais importantes para conter a epidemia do novo coronavírus do que o isolamento social.

Segundo Pazuello "quanto mais local de triagem tem, melhor. Se na triagem for detectado que ele está com risco de Covid, tem que ir para um médico. Tem que ter triagens no mercado, no hospital, etc, para aferir temperatura, oxigenação, tirar pressão, ver se tem ou não característica que ele deve ir ao médico", disse.

Inquirido se os estados e municípios teriam recursos para conceber centros de triagens em locais onde há aglomerações de pessoas, Pazuello defendeu que há recursos. "Se usar de maneira correta, a capacidade de montar uma triagem é muito simples. Precisa compreender a necessidade de fazer uma triagem robusta e rápida", argumentou.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social é a medida mais indicada, mas que tem recebido críticas nas últimas semanas pelo Governo Federal. Para Pazuello "a pressão americana e de outros países [contra a OMS] é para cobrar que melhore, seja mais transparente, para que a gente tenha mais segurança".

*Com informações do Uol.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias