Home / Brasil

BRASIL

Ministro Gilmar Mendes se diz contrário em relação a armar a população civil

Em uma publicação no Twitter, o ministro Gilmar Mendes declarou que espalhar violência e poder de fogo na sociedade civil equivale a abandonar o Estado Democrático de Direito e significa aumentar o número de homicídios.

Gilmar Mendes mostra preocupação com a postura do governo sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que era preciso armar a população. O ministro argumentou que "não há como avançar no combate ao crime organizado abrindo mão da rastreabilidade das armas e munições. Espalhar a violência e o poder de fogo na sociedade civil equivale a abandonar o Estado Democrático de Direito, significa aumentar o número de homicídios. Nada mais que isso", apontou.

Bolsonaro defende uma flexibilização em legislações para facilitar a posse e compra de arma para a sociedade civil. Na reunião ministerial do dia 22 de abril, divulgada por ser peça de uma investigação por possível tentativa de interferência na Polícia Federal (PF), o presidente fala em armar a população para reagir a ordens de governadores relativas ao isolamento social para contenção da pandemia por Covid-19.

Gilmar Mendes afirmou que é preciso discutir de forma aprofundada a questão e que, ampliar o uso para outros setores, pode fazer com que a discussão caminhe "para a margem da ilegalidade".

*Com informações do Uol.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias