Home / Brasil

BRASIL

"Ciclone bomba" deixa quatro mortos e causa estragos no Sul do país

Santa Catarina ainda vai ser afetada nesta quarta-feira (1º/7) pelo ciclone extratropical, que é denominado "ciclone bomba", que deixou estragos na última terça-feira (30/6). De acordo com a previsão da Defesa Civil, o ciclone está se deslocando para o oceano, e ainda pode gerar rajadas de ventos fortes, que podem superar os 100 km/h até o fim da tarde de hoje.

Conforme a publicação do portal de notícias G1, o mar vai permanecer agitado e com ressacas na região, o que pode gerar ondas que superam os quatro metros de altura no Litoral Sul de Santa Catarina e em Florianópolis. O periódico traz ainda que há riscos de alagamentos de toda costa, principalmente no Litoral Sul do estado.

A previsão mostra ainda que após a passagem do ciclone, uma onda de ar frio vai atuar na região, fazendo com que a temperatura registre quedas até sábado (4/7).

Devido ao ciclone que atingiu a região na última terça-feira, foram registradas tempestades no estado, e ao menos três pessoas morreram, além disso todas as regiões registraram estragos devido aos temporais. Conforme o portal casas foram destelhadas e árvores derrubadas pelas tempestades, em que os ventos chegaram a 120 km/h no período da tarde, segundo a Defesa Civil.

"Ciclone Bomba" causou estragos no Rio Grande do Sul, Paraná e trouxe uma frente fria para São Paulo

Além de Santa Catarina, outros estados da região Sul do país, também registraram estragos provocados pelo ciclone, entre eles estão o Rio Grande do Sul, que registrou uma morte, e teve que interromper as atividades nos portos, pois a previsão é de ventos de até 120 km/h e mais de 700 mil pessoas ficaram sem energia.

No Paranás os ventos chegaram a 100 km/h e derrubaram árvores, com isso várias residências, principalmente na capital paranaense ficaram sem energia elétrica. Segundo as informações divulgadas, um conjunto habitacional teve o telhado arrancado pela força dos ventos. Ruas de Curitiba por exemplo segue interditadas na manhã de hoje em Curitiba, devido a postes e árvores que caíram em virtude da força dos ventos.

O ciclone também chegou ao estado de São Paulo, com frente fria e rajadas de vento acima dos 50 km/h.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) muitas cidades estão sem sinal de telefone, internet e luz, o que dificulta a comunicação. Segundo a corporação o problema técnico da empresa de telefonia foi provocado pelo temporal, e apenas algumas centrais de emergência do 193 estão recebendo chamadas de telefones fixos.

Em virtude das dificuldades apresentadas para comunicação, a corporação disponibilizou diversos contatos de celulares, para que o cidadão que não conseguir entrar em contato pelo 193, possa estar contactando os bombeiros na atual conjuntura de emergência.

Confira os números:

Telefones celulares das centrais do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina — Foto: CBSC/ Divulgação

Telefones celulares das centrais do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina — Foto: CBSC/ Divulgação

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias