Brasil

PF faz deflagração ao combate de garimpos ilegais no Amazonas

Guarnições da PF têm atuado na repressão de ocupações ilegais de garimpos na região de Jutaí (AM)

diario da manha
Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF), informou nesta segunda-feira (21), que deflagrou uma operação com o intuito de reprimir a manutenção ilegal de mineração no Rio Boia e seus afluentes, em Jutaí (AM).

As apurações constataram indícios de que a bacia hidrográfica e a fauna da região estavam sendo impactadas pelo contato do mercúrio, material líquido usado no processo de extração do ouro.

Denominada de Operação Minimata, (em referência a evento de intoxicação que ocorreu na costa do Japão), a ação, iniciada na última quinta-feira (17), terminou neste domingo (20).

Os agentes desligaram quatro dragas e três balsas, onde havia cerca de 50 litros de diesel e de gasolina, que eram usadas como centro logístico para a distribuição de combustível.

De acordo com o site Metrópoles, também foram apreendidos objetos e documentos, os itens vão ser analisados na investigação de responsabilidades pelos crimes ambientais, especialmente decorrente da atividade de garimpo ilegal.

Além disso, a PF coletou amostras de água e material biológico humano, que permitirão avaliar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região.

Comentários