Home / Brasil

BRASIL

Bahia alerta emergência por incêndios florestais

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, decretou neste sábado (10), situação de emergência em pelo menos 73 municípios por conta dos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina. O decreto foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado.

Segundo o documento, a situação de emergência atinge os municípios situados nos territórios de Identidade Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina e Velho Chico.

O decreto ainda registra que o fogo está avançando para outros municípios baianos. A medida foi tomada levando em consideração os avisos meteorológicos de ondas de calor e de baixa umidade relativa do ar emitidos pelo CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com o governo, os incêndios florestais estão afetando as atividades econômicas e também a flora e a fauna da região, em áreas preservadas e não preservadas, "bem como as nascentes da vários rios de importantes bacias hidrográficas do estado, colocando em risco a população, principalmente aqueles atingidos da zona rural."

O decreto autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e também realizar campanhas para arrecadar recursos junto com a comunidade.

Ele também autoriza a dispensa de licitação para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos desastres, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias