Home / Brasil

BRASIL

Brasil: 'Superfungo' chega no país e preocupa a população

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta segunda-feira (7), sobre a chegada do 'Superfungo' Candida auris no Brasil.

Conforme a Anvisa, trata-se de um "fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública".

Ele foi descoberto em 2009 e se alastrou por mais de 30 países e causou preocupações por ser "multirresistente" a medicamentos e fatal em cerca de 39% dos casos.

Caso do 'Superfungo' registrado na Bahia

Na Bahia, um homem hospitalizado com covid-19, foi infectado também por um fungo, tornando-se o primeiro caso suspeito de adoecimento por Candida auris.

"Embora ela seja muito resistente e preocupante, não sei se a Candida auris vai chegar ao ponto de infectar muita gente", explica o médico, à frente dos laboratórios de biologia molecular e micologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e membro da Confederação Europeia de Micologia Médica.

Ao menos 4,7 mil casos de infecção pela Candida auris já foram registrados em diversos países.

"Em termos globais, ainda são poucos os casos. Não é porque temos a suspeita de um caso no Brasil que temos que fechar as fronteiras. Mas, dada a sua resistência, existe sim um alerta, porque (o fungo) pode causar surtos em pequenos núcleos, como no ambiente hospitalar."

*Com informações da UOL

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias