Home / Brasil

BRASIL

Bolsonaro afirma que Coronavac é do Brasil

O presidente da República Jair Bolsonaro (Sem partido) comentou hoje (18/1) a liberação do uso emergencial das vacinas concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17). No entanto Bolsonaro fez questão de alfinetar o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) ao afirmar que "a vacina é do Brasil, não é de nenhum governador".

Bolsonaro deu a declaração logo após sair do palácio do planalto na manhã desta segunda-feira. De acordo com o presidente não há o que discutir, já que a Anvisa aprovou e "havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar".

O presidente ainda lembrou durante sua fala que vai atrás dos contratos firmados pelo Governo Federal para aquisição de duas milhões de doses da CovidShield produzida pela Oxford e AstraZeneca na Índia, que também foi liberada para o uso emergencial pela agência.

Vale ressaltar que o presidente mudou o discurso, não apenas pela aprovação da Anvisa, mas pelo fracasso do próprio Governo em conseguir trazer as vacinas CovidShiel da Índia, e não conseguir junto as autoridades chinesas a liberação dos insumos para a produção do imunizante pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz).

Não só o presidente mudou o discurso, mas o filho e Senador Flávio Bolsonaro engrossou o coro, afirmando que o Governo Federal teve sim responsabilidade sobre a produção da Coronavac.

Meses antes da aprovação Bolsonaro afirmou que não compraria a Coronavac

No entanto a declaração de Bolsonaro não reflete o que ele havia dito há alguns meses atrás durante uma live, quando chegou a desdenhar do imunizante que vinha sendo preparado pelo Instituto Butantã.

Na ocasião Bolsonaro usava uma camisa do Sampaio Corrêa do Maranhão, e deu um recado claro ao governador de São Paulo. Quando afirmou que não iria comprar doses da Coronavac, que estava sendo produzida pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Confira o vídeo em que Bolsonaro informa que não vai adquirir a Coronavac:

Vale ressaltar que como não há doses do outro imunizante em solo brasileiro, a única vacina disponível no momento para ser aplicada na população é a Coronavac.

Mais vídeos:

  • BRASIL

    Vídeo mostra momento em que carro de Deputado é roubado

    O motorista e a assessora estavam no carro no momento do assalto, ninguém se feriu.

    Publicado segunda-feira, 11 de março de 2024 - 15:48

    / Atualizado segunda-feira, 11 de março de 2024

  • BRASIL

    Avião cai e mata duas pessoas carbonizadas

    Ao menos duas pessoas morreram carbonizadas

    Publicado quarta-feira, 06 de março de 2024 - 14:56

    / Atualizado quarta-feira, 06 de março de 2024

  • BRASIL

    Vídeo: após matar, jovens integrantes do Comando Vermelho gravam vítima degolada

    Suspeitos deixaram um bilhete após o crime

    Publicado quarta-feira, 06 de março de 2024 - 10:40

    / Atualizado quarta-feira, 06 de março de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias