Home / Brasil

BRASIL

Adolescente morre após cair de cachoeira em passeio com a família em Santa Catarina

Neste domingo, (28), um adolescente de 14 anos caiu de uma cachoeira de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. A Polícia Civil de Santa Catarina abriu inquérito para apurar a queda que tirou a vida do rapaz.

As autoridades devem levar 30 dias para encerrar a investigação, e já requisitaram laudos periciais do IML (Instituto Médico Legal) e enviaram intimações às testemunhas que estavam com o garoto.

"Deveremos ouvir as pessoas que estavam com ele no momento da tragédia e analisar os laudos que serão entregues posteriormente para analisar o que pode ter acontecido. A princípio, pelas informações que possuímos, se tratou de um acidente", disse o delegado Artur Lopes.

O adolescente morreu enquanto estava com os familiares na Cachoeira do Rio Vermelho, composta por várias quedas d'água.

A mais alta delas tem 30 metros, já a que o garoto caiu possui uma altura de aproximadamente dez, informou a corporação.

A região é conhecida por turistas graças às águas cristalinas com difícil acesso, feito somente por meio de trilhas.

Ao cair de uma das cachoeiras, a vítima bateu a cabeça na região frontal e teria caído desacordada na água, mas a família só conseguiu acionar o resgate após andar 45 minutos pelo caminho até o local.

O socorro usou um helicóptero para tentar socorrer a vítima com vida, mas ela não resistiu.

Bombeiros tentaram resgatar de helicóptero vítima com vida em SC Foto/Reprodução - Corpo de Bombeiros de SC

É importante ressaltar, ainda, que as cachoeiras geralmente ficam em regiões que demandam um cuidado também no acesso. Por exemplo: a maioria delas fica situada em meio a matas, ou em vales e montanhas, que exigem descidas e subidas que levam até mesmo algumas horas. Por isso, é fundamental contar com pessoas que conheçam bem o local.

"Ele estava com a família, foi até a extremidade de uma das quedas e caiu. Não sabemos o que foi fazer ali para ter se desequilibrado. Soubemos pelas testemunhas que a vítima bateu a cabeça, o que foi confirmado após verificarmos a fratura na testa, e afundou logo em seguida em um fosso. Chegamos lá o corpo ainda estava submerso", comentou ao UOL o tenente coronel Diego Losso, do Corpo de Bombeiros.

O corpo do adolescente foi liberado ontem pelo IGP (Instituto Geral de Perícias). A família mora em Palhoça, também na Grande Florianópolis. Procurada pela reportagem, os parentes responderam que preferem não dar entrevistas "no momento".

A vítima deverá ser enterrada após as 16h no Cemitério Municipal Senhor Bom Jesus de Nazaré, no bairro Passa Vinte, em Palhoça.

Confira abaixo alguns cuidados em cachoeiras que você deve tomar, para ter um dia inesquecível!

1. Pesquise a previsão do tempo antes de ir

Essa dica, na verdade, se aplica para qualquer passeio que seja feito em meio à natureza. Isso porque pegar um tempo de chuva ou tempestades fortes não é uma opção interessante, além de ser perigoso por conta de raios, por exemplo. Esse é um dos cuidados em cachoeiras mais importantes, pois, se há chuva, há possibilidade também de a cachoeira ter mais vazão.

Correnteza também é algo que pode vir a acontecer durante uma tempestade. Portanto, não planeje um passeio à cachoeira sem ter certeza de que o dia estará bom, com bastante luminosidade e sol abundante para poder aproveitar tranquilamente.

2. Fique atento às trombas d’água

Você já viu como é uma tromba d’água? É quando há uma enorme vazão de água de forma inesperada e você é pego totalmente de surpresa. Isso ocorre muito quando há chuvas ou quando uma tempestade passou e a água da região vai escoando para o rio. Infelizmente, esse tipo de situação é mais comum do que se imagina, e também é super perigosa.

Para se proteger disso, o ideal é evitar ir à cachoeira em dias mais chuvosos, ou de ficar embaixo da queda d’água o tempo todo. Também conte com boias para ficar sempre em cima e poder se apoiar em caso de algum problema.

3. Dê preferência a locais de fácil acesso e mais seguros

Seguir os cuidados para aproveitar bem o passeio Foto/Reprodução - Wets Tate

Um dos cuidados em cachoeiras é a questão do acesso, é aconselhado evitar acessos difíceis, isso quer dizer aquelas cachoeiras em que você precisa fazer longas trilhas. Além disso, quanto mais segura a cachoeira for, melhor.

4. Não use chinelo de dedo

Pode parecer algo bobo, mas um dos cuidados em cachoeiras mais básicos que existem envolve a forma de se vestir para encarar a aventura. Chinelos de dedo, por exemplo, podem ser desconfortáveis para uma trilha até o local ou, se for necessário subir e descer escadas ou barrancos, esse tipo de calçado pode ser bem perigoso e escorregadio.

Uma boa opção são os tênis de caminhada ou corrida e até mesmo os de escalada, que, além de confortáveis, são muito práticos. Os tênis também facilitam bastante o trajeto e protegem os pés contra picadas de insetos ou de farpas e galhos presentes na natureza, que podem machucar, arranhar ou ferir a pele.

5. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Aproveite para conhecer os mais incríveis destinos de ecoturismo com cuidadoFoto/Reprodução - lokamig

É bom lembrar que, em uma cachoeira, pode haver partes mais rasas e outras mais fundas, o que exige um cuidado recobrado principalmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. O motivo? Uma pessoa que perde a noção do quanto bebeu pode se arriscar sem perceber e se afogar ou machucar: essas são apenas algumas situações que podem acontecer.

Portanto, aproveite bem o passeio e, se quiser consumir algum tipo de bebida, não exagere — para sua própria segurança. Lembre-se também de que não é permitido sujar o local, então para qualquer produto que vá consumir na cachoeira (ou no trajeto) também leve um lixo para recolher tudo ao final e fazer o descarte correto.

6. Prepare uma refeição leve para o dia

Se por perto da cachoeira não tiver nenhum tipo de comércio, não se esqueça de levar algo preparado para se alimentar durante o dia. Assim como em praias e piscinas, um passeio para a cachoeira dá uma fominha e é importante se manter bem alimentado e hidratado para não ficar até mesmo com o estômago doendo durante o dia.

A dica é levar sanduíches naturais, saladas, frutas e sucos, para ir comendo sempre que bater a fome. Evite pratos elaborados ou que precisem esquentar, pois provavelmente isso será difícil por lá. Quanto mais praticidade no passeio, melhor para você, seus amigos e família.

7. Prefira fazer o passeio com alguém que já conheça a região

Verifica os devidos cuidados em cachoeiras para curtir tranquilamente Foto/Reprodução - lokamig

Ir até uma cachoeira é incrível, mas é sempre bom contar com alguém que conheça bem a região e o caminho até ela. Em Minas Gerais, por exemplo, você consegue encontrar vários habitantes de regiões que têm cachoeira e fechar pacotes por um dia inteiro de passeios por várias atrações.

Essas pessoas sabem muito bem como orientar em termos de segurança, alimentação, roupas adequadas, melhor horário para ir e voltar, além de serem conhecedoras de caminhos mais rápidos e práticos para um passeio inesquecível!

Por fim, para aproveitar tudo o que for possível em um dia na cachoeira, não se esqueça de levar protetor solar e repelente para se proteger, além de convidar as pessoas de que mais gosta para o passeio. Se você tomar todos esses cuidados em cachoeiras, provavelmente o dia renderá ótimas lembranças e muitas fotos para mostrar depois.

*Com informações do Uol e lokamig

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias