Home / Brasil

BRASIL

Advogada vai lançar livro sobre suicídio infanto-juvenil

No final de 2020 a Organização Pan-Americana de saúde (Opas), fez uma alerta para os profissionais da saúde, da psiquiatria e psicologia a respeito da incidência no aumento dos fatores que podem levar uma pessoa ao suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é classificado como um grave problema social e de saúde pública. No Brasil a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida e o suicídio é a terceira causa de morte no país.

Na busca pela redução dos casos de suicídio no país a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove o "setembro amarelo", que busca conscientizar a população sobre a gravidade do problema.

De acordo com o psicólogo Paulo veras, "neste momento de pandemia, de isolamento, fragilidade onde as pessoas estão assustadas, se sentindo ameaçadas é mais comum que haja uma ideia suicida muito mais aflorada, até pelo fato do sujeito imaginar que é o único jeito que ele tem pra resolver isso, pra fugir do caos".

Segundo a advogada Liliane Gonçalves da Costa Pina, autora do livro "Aconteceu com meu filho:Relato de superação da automutilação e do suicídio", que será lançado no final de junho afirma que "Os sinais são claros, mas nós temos que levar isso ao conhecimento dos pais, dos responsáveis, sejam avós, os professores mesmo, na própria escola e aos próprios jovens, para que eles entendam que é possível vencer o problema".

"Eu passei por isso e sei o que é uma mãe viver o problema, tive que pedir exoneração do meu trabalho pra cuidar do meu filho é nesse tempo achei por bem sentar e escrever sobre a minha experiência de superação e dizer que é possível vencer", conta Liliane.

Segundo a autora, o livro foi escrito com a intenção de colaborar para o esclarecimento da população, em especial dos jovens, pais e responsáveis à partir da experiência que obteve com o filho.

"No livro abordo as diversas causas de depressão infanto-juvenil diante do que vivi, conto como nós superamos e questiono o por que desse aumento em um público tão específico, trago as estatísticas, demonstro quais são as causas de depressão em crianças e adolescentes e como enfrentar, demonstro os fatores de risco e proteção, faço também um confronto de gerações para entender a geração "Z" da qual meu filho faz parte, em casos de perigo imediato abordo o que deve ser feito, falo sobre estigma relacionado à doença mental e sua seriedade, trago um capítulo sobre o impacto da pandemia na saúde mental dos jovens e como sou da área jurídica no meu livro há um capítulo que trata do Plano Nacional de Combate a Automutilação e ao Suicídio Lei 13.819/19 e também a modificação do artigo 122 do Código Penal que acrescentou ser crime "instigar" a Automutilação, afirma Liliane.

Advogada Liliane com o filho que inspirou o livro "Aconteceu com meu filho "-Foto cedida pela autora.

Ela afirmou ainda "eu não quero expor uma história particular de superação e fé, eu quero alcançar outros pais que estão sofrendo e evitar tragédias".

Para Paulo Veras qualquer forma de prevenção e bem vinda, sobretudo as que forem feitas o mais precoce possível, mas precisamos sempre nos atentar aos sinais "é preciso que a gente comece a observar no outro a sensação de vazio, a desesperança, o aprisionamento, a própria falta de vontade de viver, de encontrar uma saída pra esse caos todo, a tristeza se ela estiver muito exagerada e constante, a própria ansiedade associada à raiva ao choro, essa dor muito forte que o sujeito imagina que não vai conseguir passar".

Paulo veras afirmou ainda que o apoio psicosocial é muito importante nesses casos e que se as pessoas próximas não conseguem fazer esse apoio o ideal é procurar ajuda o mais precocemente possível. "No Brasil temos o CVV 188, um telefone de ligação gratuita, de qualquer aparelho 24h disponível para ouvir essa pessoa", informa.

Para Liliane, o livro escrito por ela pode ajudar as pessoas a terem um norte de como agir e perceber as atitudes que muitas vezes são tratadas como natural da Idade por se tratar de crianças e adolescentes, "aspiro com meu trabalho um futuro melhor que o passado, atenção às doenças mentais e principalmente salvar vidas preciosas com minha história".

Foto cedida pela autora do livro - Aconteceu com meu filho.

Para mais informações sobre o livro acesse o site da autora: http://aconteceucommeufilho.com.br/

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias