Home / Brasil

BRASIL

Mulher acumula lixo dentro de casa e é retirada com mais de 100 ratos em BH

Durante as fiscalizações de combate à Dengue, uma mulher, de 55 anos, foi retirada de uma casa com mais de 100 ratos no Morro das Pedras, Região Oeste de Belo Horizonte.

O trabalho foi feito pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e pela Zoonose na sexta-feira (12), a fiscalização foi feita voltada ao combate à dengue que identificou inúmeros objetos descartados irregularmente, o que leva ao acúmulo de água e se torna um alvo em potencial do mosquito aedes aegypti, além de um ambiente improprio para viver.

De acordo com a Prefeitura, foram retiradas cerca de três toneladas de lixo do local. A água e a luz da casa estavam cortadas.

Cômodos cheios de cacarecos, documentos espalhados, roupas em estado lastimável, utensílios jogados das prateleiras ao chão, dificilmente está casa tem uma aparência digna de um ambiente saudável, um pouco de desordem é natural, mostra que há vida naquele lugar, mas neste caso pode trazer consequências muito mais indesejáveis aos moradores do que objetos atravancando passagens e atrapalhando o conforto.

Foto/Reprodução - Redes Sociais

Ainda segundo a prefeitura, a mulher mora sozinha e será acompanhada pelo Centro de Referência de Assistência Social.

Em, uma entrevista a nova plataforma do Uol, Universa, a psicoterapeuta de São Paulo (SP), Maura de Albanesi, relata que a bagunça pode comprometer a qualidade de vida de várias maneiras. "Há desde o exemplo clássico da pessoa não encontrar as chaves, gerando atrasos e mau humor, até casos mais graves, como a perda de documentos e pagamentos em atraso", explica. "A desorganização de qualquer tipo rouba um bem precioso do ser humano, que é o tempo", completa Maura.

Denúncias de casas ou lotes com possíveis focos de dengue ou de animais peçonhentos devem ser feitas pelo site da PBH.

O que é dengue?

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

Saiba como funciona a "Lei da Dengue", abaixo:

Os proprietários e locatários de qualquer imóvel, tenha ele uma construção ou não, tem a obrigação de adotar as medidas necessárias à manutenção desses bens, mantendo-os limpos, drenados e aterrados (no caso de serem pantanosos ou alagadiços), sem acúmulo de resíduos, recipientes, entulhos e demais materiais inservíveis, evitando quaisquer condições que propiciem o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

A mesma obrigação tem as pessoas que são donas ou responsáveis por casas, estabelecimentos comerciais e industriais, e instituições públicas e privadas, em especial borracharias, ferro-velhos, floriculturas, etc, tomando estes cuidados com os materiais usados no trabalho, em caixas d`água, caixas de passagem, ralos externos, cisternas ou similares, que devem ficar devidamente tampados e com vedação segura.

A desobediência da lei implicará, sucessivamente, nos seguintes procedimentos e sanções:

  • Notificação com a determinação ao infrator para que regularize a situação, no prazo determinado pelo agente fiscal, sob pena de multa;
  • Se o foco permanecer no local, é lavrado auto de infração e é aplicada uma multa equivalente a, no mínimo, duas, e, no máximo, dez Unidades Padrão Municipal (UPMs), definida pelo agente conforme potencialidade do risco apresentado. Em valores de junho de 2020, isso significa que a multa pode estar entre R$ 601,04 e R$ 3.005,20.
Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, intensificou a fiscalização para combater os novos focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue Foto/Reprodução - O Nacional

Dengue em Belo Horizonte

A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte disse ao G1 que mesmo com a pandemia de Covid-19, mantém os serviços de fiscalização de combate à dengue.

Em 2021, até o dia 11 de março, foram confirmados 297 casos de dengue na capital. Outros 785 casos aguardam resultado. A região com o maior número de pessoas infectadas é a Nordeste com 38.

Veja o número de casos confirmados por região

  • Barreiro - 39;
  • Centro Sul - 9;
  • Leste - 37;
  • Nordeste - 38;
  • Noroeste - 49;
  • Norte - 34;
  • Oeste - 29;
  • Pampulha - 9;
  • Venda Nova - 48;
  • Ignorado - 5.

*Com informações do G1, Uol e NSC Total

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias