Home / Brasil

BRASIL

Senado: voto impresso já tem 255 mil respostas em votação eletrônica

O Senado Federal abriu uma consulta pública para ouvir a opinião da população a respeito da adesão do voto impresso em todas as urnas no próximo processo eleitoral, em 2022.

Até as 15h desta quinta-feira (6), mais de 255 mil pessoas haviam votado. Para votar, basta acessar o site da Casa Legislativa.

O resultado parcial do portal revela um equilíbrio entre as manifestações a favor e contra a proposição, com pequena margem de maioria para o apoio ao voto impresso (134,5 mil); 122 mil brasileiros são contra a medida até agora.

Recentemente, a comissão da reforma eleitoral de 2022 da Câmara dos Deputados rejeitou a implementação do uso do voto impresso em 2022.

Todas as ideias discutidas pela comissão, em conjunto com a Abradep, foram consolidadas e entregues à relatora da reforma na Câmara, a deputada Margarete Coelho (PP-PI).

Repercussão nos EUA

Logo após as eleições presidenciais dos Estados Unidos, a discussão do voto impresso no Brasil, ganhou força por lá. Sendo um dos apoiadores de Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro em seguida tomou as dores do ex-presidente Trump, e até questionou se as votos foram legais no resultado da disputa, que acabou com a vitória de Joe Biden.

Na época, Bolsonaro afirmou a apoiadores que a crise observada nas eleições dos EUA ocorrera devido à falta de confiança da população no voto. Bolsonaro também afirmou que contestações sobre o resultado eleitoral poderão ser observadas no Brasil em 2022.

O presidente e seus apoiadores alegam que defendem o “voto auditável”, inspeção que seria permitida pela impressão dos votos de cada urna. No sistema atual, porém, já há auditorias sobre as urnas, retorquem críticos da medida.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias