Home / Brasil

BRASIL

Projeto Fruto do Futuro será lançado em homenagem ao dia do meio ambiente

O projeto tem como iniciativa ajudar na conscientização do meio ambiente. Além de mostrar a importância de manter a natureza para o futuro e instigar o consumo à alimentação saudável.

O fruto do Futuro é um projeto que ainda não foi estreado, mas o projeto veio para ficar, e já se tornou permanente. Pelo tamanho da repercussão, o projeto será lançado no dia do meio ambiente, com a presença autoridades e empresários da região para homenagear a iniciativa. O evento será será transmitido pela impressa local de MS.

Wilson Fontana de 58 anos, criador do projeto fruto do Futuro, considera ter um dom para o ativismo social. Durante a entrevista ele relatou que já viajou o Brasil, de bicicleta, ajudando pessoas e criando projetos sociais. Para Wilson o novo projeto desenvolvido já superou as expectativas.

O novo trabalho começou após Fontana se mudar para Ribas do Rio Pardo - MS, no ano passado, para fugir da pandemia. Após um acidente doméstico, a qual ele caiu de aproximadamente quatro metros de altura, do telhado da própria casa e fraturar o quadril e a coluna, Wilson encontrou na natureza força para retornar para casa, depois de 88 dias imóvel, numa cama hospitalar. Para ele, olhar a natureza e os pássaros da janela foi sua inspiração.

"Eu via os pássaros felizes e o verde das árvores que o alegravam, dai surgiu a ideia de escrever um livro e fazer este projeto". Afirmou.

Depois de se recuperar do acidente, ele investiu em construir no quintal de casa um pomar, com diversas árvores frutíferas. Hoje ao todo já são oitos árvores diferentes, com variedades de diversas regiões do Brasil, como o cupuaçu e o cajueiro. "Aqui no meu quintal é uma floresta frutífera".

Perguntamos se o espaço é aberto para visitação, mas devido a pandemia não é possível. Segundo ele as frutas são doadas, e futuramente (após a pandemia) o espaço estará aberto para ser consumidos sucos também. Ele afirma que além do próprio quintal, deseja que toda a cidade também crie seu próprio pomar.

A inciativa do projeto é incentivar as crianças "que será o nosso futuro" a ter amor as plantas e aos pássaros. O maior alvo é trabalhar com as crianças no incentivo ao cuidado do meio ambiente e por isso a cada ano, na véspera do natal, será doado mudas de arvores frutificas para elas.

"Durante 6 meses terá uma urna para as crianças colocar um papel com o nome da árvores que elas querem ganhar. No final do ano, cada um irá cuidar dela".

Além disso, para o criador do projeto, num momento tão difícil da pandemia, com tanta gente com falta de ar, o projeto visa ajudar a melhorar o ar do planeta. Ele afirmou ainda que, após a pandemia o projeto ainda se estenderá para um espaço cultural e gastronômico na região.

Perguntamos de onde ele tira a forças de vontade para mudar para melhor a cidade. "Olha a minha fé em Deus , pois vivo sozinho. E neste acidente eu vi o quanto sou querido, ai tem aquela frase quem planta colhe, acho que plantei amor. Por isto, também irei lançar, creio ano que vem o livro "Da dor falo de amor". Quero que esta cidade no futuro tenha muito verde, muitos pássaros e futuros biólogos e mais saúde" .

"Quero ser recíproco a esta cidade a ao planeta, se me ajudaram, porque não retribuir".

Para Wilson Fontana, em tempos de pandemia, cuidar de árvore é uma terapia. Ele ainda deixa um recado: "Nunca desista de nada, enquanto você estiver lúcido você é importante a alguém, então tenha amor próprio, cuidar do meio ambiente é cuidar de você e do próximo e deixar seu legado do bem após sua partida deste plano terrestre".

Para saber mais sobre o projeto acompanhe pelo Instagram: https://www.instagram.com/fontanawilsonroberto/

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias