Home / Brasil

BRASIL

Com 14,8 milhões de desempregados Bolsonaro culpa CLT

Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã de hoje durante conversa com apoiadores disse que está difícil ser patrão no Brasil, segundo o presidente, a culpa é da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), legislação que assegura os direitos dos trabalhadores no país. Bolsonaro reforçou ainda, que os empresários brasileiros “sabem o que é dificuldade”.

“Como é que gera emprego com essa CLT aqui? Alguém é patrão aqui? Vocês sabem o que é dificuldade. Como que gera emprego com a CLT tão rígida dessa forma?”, questionou Jair aos simpatizantes.

Bolsonaro disse receber críticas ao falar sobre o assunto: “Quando eu falo sobre CLT o pessoal se volta contra mim: ‘Quer acabar com direitos’. Todo mês chegam milhares de norte-americanos aqui pra trabalhar com estabilidade no emprego, que nem eu. Quem vai pra lá não volta mais pra cá”, afirmou o presidente.

Vale lembrar, que em 2017, no governo do ex-presidente Michel Temer, foi aprovada uma ampla reforma trabalhista com mudanças nas relações de trabalho.

A reforma contou com 54 artigos alterados, 9 revogados e 43 criados, a reforma modificou cerca de 10% da legislação trabalhista que, desde a sua criação, em 1943, já sofreu uma série de adaptações.

A expectativa do governo era de que a reforma gerasse empregos formais e reduzisse a informalidade. No entanto, com os efeitos da covid-19, nos dois anos, houve uma explosão do desemprego ao nível recorde, ancorado principalmente no aumento da informalidade.

LEIA TAMBÉM

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias