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Jovem diz ter sofrido racismo de comissário ao encontrar carrapato em voo

'Falou que poderia ter caído do meu cabelo', diz Bruno

diario da manha
Foto de carrapato encontrado dentro do avião Foto: Arquivo pessoal

O biólogo Bruno Henrique, de 25 anos relata ter sido vítima de racismo durante um voo da companhia aérea Gol, em junho deste ano. Ele afirma que a discriminação foi praticada por um comissário de bordo, depois de encontrarem um carrapato dentro do avião.

“Infelizmente, ele [funcionário] falou que o carrapato poderia ter caído de uma bagagem ou até mesmo do meu cabelo”, afirma.

Segundo o biólogo, os carrapatos começaram a cair em cima dele e da passageira que estava ao lado, eles relataram o caso ao comissário, que teria dito que a situação era impossível. Os animais voltaram a cair e o passageiro fotografou. Após chamarem o funcionário de novo, ele disse que o carrapato poderia ter caído do cabelo de Bruno.

“A princípio não identifiquei o racismo, somente o constrangimento. Me senti como uma pessoa suja, que não tivesse acesso a higiene básica. Quando tive noção de que foi racismo, foi revoltante. Me senti inútil.”

Ele afirma que, após o voo, procurou providências da empresa, por ter se sentido lesado ao encontrar carrapatos no avião e depois, denunciou o caso por meio do portal consumidor.gov.br.

De acordo com Bruno, a companhia ofereceu um crédito para outro voo, mas ele disse que não é suficiente e pretende acionar a Justiça. “Vou atrás dos meus direitos”, diz.

Ao ser questionada sobre o caso, a Gol informou que “não compactua com quaisquer atitudes discriminatórias” e que vai apurar o incidente. Veja a nota completa abaixo:

“A GOL recebeu relatos de carrapatos durante o voo G3 1884, no dia 7 de junho na rota Marabá-Brasília, e acredita que os insetos possam ter sido transportados acidentalmente em alguma mala de mão.

Todas as aeronaves da Companhia passam por procedimentos diários e rigorosos de sanitização, e a dedetização das aeronaves é realizada periodicamente, em curtos intervalos de tempo, como parte da rotina mandatória de manutenção.

Como forma de compensação ao Cliente e para que ele tenha uma nova oportunidade e experiência em voar com a GOL, foi lhe oferecido crédito disponível para uso até 31/07/2022, conforme também consta no site Consumidor.gov.

A GOL também reitera que não compactua com quaisquer atitudes discriminatórias, preza pelo respeito e pela valorização das pessoas, e vai apurar o ocorrido”.

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