Brasil

Vulcão na costa africana pode causar tsunami no Brasil

Sem excluir a possibilidade, especialistas alegam que as chances da ocorrência ainda são remotas e longínquas

diario da manha

O vulcão Cumbre Vieja, da ilha de La Palma, localizada na costa africana, deu sinais de atividades sísmicas moderadas nos últimos dias após décadas, e chamou atenção de especialistas. O MetSul Metereologia emitiu um sinal de alerta amarelo indicando que uma erupção pode causar grandes consequências às Américas, inclusive, tsunamis no Brasil.

O Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) alterou a alerta de verde para amarelo, assim a população pode se previnir e as atividades passam a ter um intenso monitoramento.

O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, Involcán, descreveu o evento como uma mudança significativa. Entretanto, o MetSul afirma que apenas uma grande erupção pode afetar as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que provocaria todo o litoral do Rio Grande do Sul ao Amapá.

Especialistas apontam que a população deve ser conscientizada e ficar atenta em casos de mudanças. No entanto, sem excluir a possibilidade, alegam que as chances da ocorrência ainda são remotas e longínquas.

Leia também:

Comentários