Home / Brasil

BRASIL

Crianças brancas participam de evento em escola pintadas de preto

Em um evento do Dia da Consciência Negra em uma escola de Gurupi, no sul do Tocantins, as crianças brancas foram pintadas com tinta preta e usaram perucas simulando o cabelo black power. A prática conhecida como 'blackface' é racista. O caso repercutiu nas redes sociais e postagem foi apagada.

Em nota, o Colégio Adventista afirmou que se tratava de uma caracterização e que não pintou ou estimulou a pintura corporal. Leia a nota na íntegra

A direção do Colégio Adventista de Gurupi esclarece que é contrário a todo e qualquer tipo de discriminação racial. O Colégio ressalta que o projeto pedagógico do Dia da Consciência Negra, realizado com as turmas do 4º e 5º ano, teve como objetivo valorizar a cultura negra e afrodescendente na escola e fora dela assim como promover a reflexão e resgate da identidade negra.

O Colégio incentivou os estudantes a celebrarem de forma livre esse importante dia com respeito e admiração pelas pessoas. Em nenhum momento, os estudantes foram pintados ou estimulados a pintarem o rosto.

O Colégio pede desculpas pela situação que se criou e se compromete a proporcionar mais momentos com discussão sobre o tema. Com isso, a ideia é contribuir para promoção de uma sociedade cada vez mais libre de preconceitos.

Segundo movimentos negros do Tocantins "é inconcebível que uma escola que se propõe o papel de educar futuros cidadãos, se preste ao papel de expor e incitar crianças a discriminação ou preconceito de raça, cor".

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias